POLO: Inovação portuguesa no sector óptico

A missão diária da POLO é permitir a todos os que sofrem de problemas oculares o acesso a informação e soluções que contribuam para uma melhor qualidade de vida. Tendo em mente este objectivo, o compromisso da POLO passa por colocar no mercado lentes oftálmicas de elevada qualidade, com uma abordagem centrada no cliente e na inovação constante. Marta Correia, responsável de Marketing da POLO, explica que a marca trabalha «em estreita colaboração com as ópticas parceiras, pilar fundamental do nosso sucesso, para fornecer as melhores soluções aos consumidores, construindo a confiança na POLO para promover a saúde visual. A nossa prioridade é oferecer lentes oftálmicas personalizadas, adaptadas às necessidades individuais de cada consumidor, enquanto nos empenhamos numa produção cada vez mais sustentável e na promoção da saúde ocular como um direito universal».

A POLO conta com a sua fábrica e sede instaladas em Vila Real, contribuindo também para o crescimento e desenvolvimento do interior do País, através da melhoria das condições de vida das pessoas que fazem parte do sucesso da marca há já quase seis décadas. «A nossa fábrica pode ser – e é com regularidade! – visitada por ópticas parceiras, assim como por grupos de pessoas com interesse nesta área, que ficam a conhecer, passo a passo, o processo de produção de lentes oftálmicas », afirma a responsável.

Como empresa 100% portuguesa, a POLO afirma-se comprometida em elevar o nome de Portugal no mercado óptico global. Um exemplo disso é a posição de destaque que a marca tem como o único produtor de lentes minerais bifocais na Europa e um dos principais exportadores de lentes oftálmicas em Portugal, tendo mais de 25 países como clientes ao redor do mundo.

ORIGENS E EVOLUÇÃO

Logo na sua fundação, há 59 anos, João Empis identificou as necessidades da população e as oportunidades de negócio, criando uma empresa capaz de dar resposta aos desafios daquela década. Assim nasceu aquela que Marta Correia qualifica como «uma marca forte e única, que tem como principal objectivo contribuir para melhorar a saúde ocular da comunidade. Com um mercado de consumo em ascensão e acesso aos mercados da União Europeia e a outros internacionais, tínhamos todos os ingredientes necessários para construir a POLO em terras lusas, já com um olhar estratégico para explorar oportunidades de exportação».

A responsável explica que, na década de 50, a maioria das pessoas não entendia a importância dos exames oftalmológicos regulares e do uso de óculos correctivos, sendo que muitas delas nem sequer tinham acesso a cuidados de saúde visual. A POLO surgiu para sensibilizar a população da importância de uma saúde ocular saudável, desenvolvendo produtos e soluções oftálmicas que dêem resposta às diferentes patologias, com maior segurança e conforto.

Para Marta Correia, «são os anos de experiência da POLO e o trabalho de proximidade com os nossos parceiros ópticos que nos permitem continuar a identificar as principais necessidades da população, criando produtos e soluções que entreguem as melhores respostas à sociedade. Continuamos focados em acções de sensibilização que devem ser realizadas diariamente em todas as faixas etárias».

Hoje, a POLO é uma marca inovadora que desempenha um papel fundamental no sector óptico, oferecendo benefícios para os consumidores, profissionais da área e empresas do sector. De acordo com a responsável da área de Marketing, «dedicamo-nos diariamente a produzir as lentes oftálmicas mais avançadas, através da utilização de novas tecnologias, designs e materiais. As inovações tecnológicas, aliadas a designs mais funcionais, permitem reduzir as distorções visuais, enquanto o tipo de material ajuda a trazer conforto pela redução no peso e melhoria na estética das lentes».

Marta Correia acrescenta que «a confiança dos clientes nos produtos da POLO é fruto de um contínuo trabalho de investigação em busca das melhores soluções. Esses produtos são apresentados como opções de cuidado para a visão, garantindo sempre elevados padrões de qualidade».

Após décadas de investigação, a POLO desenvolveu um portefólio que une as mais avançadas tecnologias às suas soluções oftálmicas, aumentando o valor do serviço ao cliente. Alguns exemplos são: a tecnologia Freeform de última geração; a POLOSafirauv 2.0, que aumenta a resistência ao risco das lentes, com excelente capacidade hidrofóbica e reduzindo as manchas e dedadas; o POLOVision Protect uv++, com sistema de protecção incluído na própria matéria da lente, que protege contra os raios da luz azul nociva; o POLOAdaptations 2.0, com uma técnica exclusiva que permite aclarar ou escurecer as lentes conforme a intensidade da luz; e a POLOUltimate Technology, que apresenta uma geometria totalmente inovadora com tecnologia Double Surface.

Desde 2013, a POLO tem uma parceria com a Universidade de Trás-o-Montes e Alto Douro (UTAD) para o desenvolvimento de projectos inovadores e diferenciadores para o sector.

POSICIONAMENTO E DESAFIOS

O posicionamento da POLO tem sofrido alterações ao longo dos tempos, sobretudo devido às mudanças do mundo em que vivemos e do tipo de consumidor. Numa fase inicial, a marca concentrava os seus esforços no desenvolvimento do produto e na expansão para mercados externos. Com o passar do tempo passou a concentrar-se também em fortalecer e capacitar equipas multidisciplinares, comprometidas com a inovação tecnológica. Paralelamente foram formadas equipas dedicadas a compreender as necessidades dos clientes e das pessoas, mantendo uma proximidade essencial para o sucesso.

Importa ainda referir que a POLO é a única empresa 100% portuguesa do sector óptico, a contribuir há quase 60 anos para melhorar a visão das pessoas. Assim, diz Marta Correia, «os clientes e parceiros podem contar com uma empresa forte, ágil e próxima, com um distinto património de confiança, sabedoria e experiência».

Nos últimos anos, a estratégia da empresa tem tido dois propósitos: disponibilizar informação e soluções de confiança que melhorem a qualidade de vida das pessoas e contribuir para o sucesso das ópticas. O primeiro é feito através de investimento na difusão de informação cuidada e eficaz que sensibilize a população para sintomas que possam surgir, assim como as melhores soluções e medidas de prevenção que garantam a saúde dos olhos. «No caso das ópticas, são os nossos olhos, ouvidos e boca, os nossos parceiros de sucesso! Por isso investimos na partilha de informação sobre os produtos POLO, no apoio ao cliente e em ferramentas que aumentam a proximidade com o consumidor final, melhorando a experiência do cliente. Em simultâneo, continuamos a trabalhar arduamente em prol da excelente qualidade e inovação de produto, permitindo às nossas ópticas oferecer o melhor», explica a responsável de Marketing, ao mesmo tempo que realça o conceito de «uma confiança que se vê».

Actualmente, o maior desafio para a POLO, tal como para muitas empresas, é manter-se actual e relevante depois de quase 60 anos de mercado.

Marta Correia explica que «poderíamos escudar-nos com a relevância do nosso sector junto da sociedade, uma vez que a área da saúde ocular tem sido cada vez mais afectada por tudo o que vivemos: poluição, ecrãs, menos tempo ao ar livre, entre outros. Mas a verdade é que não é só a necessidade que nos torna fundamentais, mas sim a forma como respondemos positivamente aos desafios. E é aqui que entra um dos nossos maiores reptos, que se tornou um pilar fundamental de trabalho: a inovação tecnológica. Este ponto só se supera através do investimento contínuo em pesquisa e desenvolvimento para criar produtos inovadores que se destacam no mercado, bem como na retenção de talento. Embora este aspecto seja um desafio, o facto de sermos uma empresa que valoriza os seus colaboradores e investe na sua evolução profissional é uma mais-valia para o desenvolvimento de novas soluções oftálmicas».

Num mercado óptico que se apresenta cada vez mais competitivo, a realidade de uma empresa nacional versus uma multinacional pode fazer a diferença, «na medida em que nos obriga a investir mais em pesquisa e investigação para competir num mercado global, mas que também nos permite disponibilizar soluções tailor made que outras empresas dificilmente conseguem igualar. Esta capacidade de nos adaptarmos rapidamente às necessidades do mercado local e oferecer um serviço personalizado é uma vantagem estratégica que nos distingue e fortalece».

Em suma, e com décadas de experiência, a POLO continua a adaptar-se às mudanças do mundo que nos rodeia, mantendo a sua estratégia fundamental de liderança e acompanhamento das inovações tecnológicas.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 333) da Marketeer.

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