#PollAgainstYou. Campanha mostra como é quando os outros escolhem por nós
A Legendary People + Ideas lançou uma campanha que visa combater a abstenção nas próximas eleições presidenciais, marcadas para o dia 24 deste mês. Para mostrar o que acontece quando os cidadãos não votam, a agência juntou-se à Cheese Me para criar um conjunto de sondagens especiais sob o mote #PollAgainstYou.
Divulgadas nas Instastories, estas sondagens são compostas por perguntas desenhadas para induzir os utilizadores ao mesmo padrão de resposta. No entanto, as respostas submetidas são substituídas pela opção contrária: “É esta a sensação quando deixas os outros escolherem por ti”.
Dirigida especialmente ao público mais jovem, a campanha de sensibilização escolhe como palco as redes sociais por este ser o único local onde as pessoas podem permanecer em contacto próximo, em segurança, tendo em conta o contexto de pandemia.
«Esta campanha é, acima de tudo, uma acção de responsabilidade social. Os jovens representam uma importante percentagem dos preocupantes níveis de participação eleitoral pelo que é necessário chegar até eles através de uma linguagem simples e directa», afirma Diogo Pinheiro, manager partner da Legendary People + Ideas.
Segundo o responsável, o Marketing de Influência pode e deve ser usado também desta forma, com um benefício para a sociedade em mente e foi por isso que a agência escolheu a Cheese Me como parceira. Os criadores de conteúdos da Cheese Me vão partilhar as sondagens falsas, assegurando que a campanha chega ao maior número possível de utilizadores.
A campanha é complementada por uma página online com informações mais detalhadas sobre a iniciativa e através da qual é possível aceder aos ficheiros das sondagens. Desta forma, qualquer pessoa pode recriar a dinâmica na sua própria conta.