Podem as métricas em Marketing ser demasiadas? Não, desde que observadas como um todo

As métricas são, talvez, um dos aspectos mais importantes na área de Marketing. Contudo, é necessário saber o que medir, como medir e com que finalidade se mede, de forma a gerar o maior impacto possível no público-alvo do trabalho que se desenvolve. Pelo menos é esta a perspectiva de Liz Matthews, senior vice-president of Dell Technologies Global Brand & Creative.

A profissional, em entrevista à Marketing News, revela que a equipa de Marketing da Dell se tem focado bastante na questão do impacto e salienta que a empresa não desenvolve o seu trabalho focando-se apenas nos prémios, no storytelling e nos “aspectos vistosos”.

«Adoramos métricas, contudo, a Dell tem tanto para analisar que por vezes é preciso parar e dizer ‘vamos olhar como deve ser para isto e voltar atrás’. Às vezes analisam-se coisas a mais e é necessário garantir que se está a dar atenção ao que é relevante», diz Liz Matthews.

Na Dell, a eficácia das campanhas é medida através de um conjunto de métricas como o ROI (retorno sobre investimento) e quanto custa adquirir e aumentar o número de consumidores. «Acho que não há nada que não devêssemos analisar. Para mim, o cerne da questão é ter a certeza de que não se analisam os dados de forma isolada, mas sim como um todo.»

De acordo com a responsável pela criatividade da marca tecnológica, os profissionais de marketing devem olha para o aspecto macro dos dados, de forma a perceberem o que funciona ou não, ao invés de declararem o sucesso ou o fracasso com base em número de cliques, por exemplo.

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