Pode a automação de marketing otimizar os seus resultados? Estes webinars vão explicar como
MARKETEER CONTENTSCom mais de 15 anos de história, a Xpand IT tem desenvolvido e apresentado ao mercado diversas soluções de software que já conquistaram clientes em 80 países. Mas, para além de conceber ferramentas para melhorar a performance dos negócios, tem apostado também em webinars para conferir mais skills aos profissionais do mundo do marketing e vendas.
«A Xpand IT sempre organizou, ao longo dos anos, iniciativas de marketing como os webinars. Sempre foi uma ferramenta que fez parte das nossas estratégias, talvez mais ainda este ano uma vez que nos vimos impedidos de realizar eventos físicos, o que nos fez reconsiderar todo o plano de marketing. Os webinars continuam a ser uma boa forma de chegar às pessoas, passando também conhecimento», afirma Francisco Costa, Partner & Enterprise Solutions Lead da Xpand IT.
Desta vez, o tema escolhido para o webinar foi o Marketing Digital Automation, um conteúdo criado para optimizar a performance das empresas ao nível de marketing e vendas.
À Marketeer, Francisco Costa explica a estratégia em torno destas iniciativas que pretendem fomentar uma maior aposta no conhecimento das equipas para rentabilizar resultados.
Tendo vindo a organizar vários webinars nos últimos tempos, o que motivou a escolha sobre o tema de Marketing Digital Automation para o mais recente?
O tema já era o foco que tínhamos escolhido atacar quando nos tornámos parceiros Salesforce e o evento físico que tínhamos planeado para 2020 andava todo à volta desta temática. É uma lacuna que identificámos, principalmente no mercado português. É cada vez mais essencial que as marcas comecem a abordar a automação do marketing digital, e todas as vantagens que a mesma traz.
Qual a relevância deste tema?
É importante perceber que a automação de marketing vem, por exemplo, tentar retirar a parte mecânica do trabalho dos nossos marketeers para que se possam, sim, dedicar às tarefas onde realmente fazem a diferença. Com isto, será mais fácil qualificar e trabalhar as leads que o marketing gera, garantindo um maior alinhamento entre duas partes fundamentais do processo de venda de uma empresa, e facilitando tanto o trabalho do marketing, como o trabalho de sales.
Este webinar será composto por duas sessões. Como podem contribuir para uma melhor estratégia e planeamento de marketing e vendas?
O foco destas sessões é mostrar como é que a Xpand IT, em parceria com a Revenue Consulting, consegue ajudar as empresas a ter uma melhor estratégia e planeamento de marketing e vendas. Esta parceria resulta do facto de querermos aliar o conhecimento da Revenue Consulting sobre como melhorar, ou implementar até, os processos de marketing e vendas de uma empresa, com aquilo que a Xpand IT faz bem e pela qual é reconhecida no mercado: a sua expertise tecnológica, neste caso com Salesforce. Vamos querer mostrar como é que podemos mapear em Salesforce o modelo que a Revenue Consulting conhece e ajudar a implementar, que vai desde a atracção e conversão de leads através de estratégias de Inbound Marketing com marketing automation, até à transformação de leads de marketing em clientes efectivos, com a metodologia de Inside Sales.
A quem se destinam?
Estes webinars destinam-se aos profissionais que todos os dias sentem a dificuldade de não ter uma solução de automação de marketing ou a profissionais que simplesmente necessitem de melhorar todo o seu processo de marketing e vendas para atingir uma melhor colaboração entre as duas equipas, de forma a garantir a melhor performance e integração.
Qual a importância de Salesforce na concepção e desenvolvimento de uma estratégia de Inbound Marketing?
A grande mais-valia de Salesforce neste tipo de desenvolvimentos vem muito daquilo que é o seu ecossistema. Salesforce é um conjunto enorme de ferramentas cujo objectivo é dar-nos uma visão 360° do nosso cliente. Responde a isso através de módulos de vendas, de marketing, de serviços (customer care) até soluções integradas e e-Commerce. É mesmo um mundo de soluções com essa vantagem enorme de ter toda a informação relacionada e disponível numa única plataforma.
Estas ferramentas ou módulos, para ser mais concreto, permitem a criação de perfis e segmentos, criação de campanhas de email massivo sempre com personalização dos mesmos, campanhas de redes sociais, “escuta activa” nas redes sociais para uma reacção imediata e análise de sentimento, criação de journeys para os clientes de forma a termos sempre presente e bem mapeado o que é o engagement do nosso cliente (ou potencial cliente), entre muitas outras soluções. E sempre sustentadas pelo Einstein – sistema de Inteligência Artificial que é parte integrante do Salesforce e que nos ajuda, entre outras componentes, a encontrar padrões ou criar “personas”.
Como pode este software ajudar, depois, as equipas de vendas a converter as leads adquiridas pelo marketing?
Como falado anteriormente, o ecossistema Salesforce beneficia o alinhamento entre as equipas de marketing e vendas. Quando as leads chegam à equipa de vendas, vêm muito mais completas, com um indicador de “qualidade” da lead que nos permite perceber melhor o expectável sucesso de uma lead ou o melhor caminho a seguir. No fundo, queremos atingir o nível óptimo: Marketing Qualified Leads e Sales Qualified Leads.
Percebemos que onde a ferramenta faz realmente a diferença é na agregação de informação num só ponto e nos workflows e automações que podemos configurar. Assim, temos não só a garantia de que não saltamos passos no processo, como temos a melhor informação possível para compreender melhor as nossas leads, o nosso funil de vendas e até as nossas campanhas de marketing, culminando no melhor conhecimento daquilo que são os nossos clientes.
Qual o papel da Revenue Consuting no âmbito destes webinars?
A Xpand IT traz para cima da mesa o melhor conhecimento técnico daquilo que a plataforma nos pode oferecer. Conhecemos processos de marketing e sales através da experiência da implementação com outros clientes e implementação interna, mas sentimos que era uma boa oportunidade, tanto para a Xpand IT como para a Revenue Consulting, realizar esta parceria porque a Revenue Consulting traz-nos muito mais conhecimento e experiência na fase onde normalmente não estamos envolvidos. A Revenue Consulting tem um processo e uma metodologia próprios para ajudar os seus clientes a perceber como devem organizar as suas equipas para tirar o melhor proveito delas. A estratégia e planeamento de processos de vendas e marketing, não são, por tradição, fases onde nós, Xpand IT, nos posicionamos. Assim como a Revenue Consulting não se posiciona naquilo que é a implementação tecnológica desses mesmos processos. Sendo assim, porque não juntar duas forças que se complementam, para entregar uma visão completa ao cliente?
Que objectivos estimam alcançar com a realização destes webinars?
Queremos mostrar a importância do planeamento e estratégia das equipas de marketing e sales, fomentar cada vez mais a mensagem de que as estratégias de automação de marketing não são uma opção mas, sim, uma necessidade nos tempos actuais. Pretendemos também fixar cada vez mais a plataforma Salesforce como a mais séria concorrente no mercado para este tipo de soluções e mostrar como é que, aliando o conhecimento da Revenue Consulting ao conhecimento da Xpand IT, conseguimos efectivamente entregar aos clientes uma proposta de valor que é diferenciadora nas áreas de automação de marketing e processos de venda.
Qual a adesão já registada?
Até ao momento, temos cerca de 100 inscritos em cada um dos webinars, sendo que as inscrições são limitadas e fecharão em breve.
Pode já garantir a sua inscrição gratuita – e consultar mais informações – através do site da Xpand IT