Podcasts ganham espaço no Spotify: há novos gráficos para descobrir tendências
New Top Podcasts e Trending Podcasts são os mais recentes gráficos que os utilizadores do Spotify poderão encontrar na plataforma de streaming. Inicialmente focado na música, o Spotify começa a dar cada vez mais espaço a estes conteúdos em que a palavra é rainha, sendo as novas ferramentas uma prova disso mesmo.
Os gráficos apresentados hoje têm como objectivo ajudar os utilizadores a descobrir o seu próximo podcast preferido. “Fizemos o trabalho pesado e juntámos todos os últimos e melhores podcasts para tornar a pesquisa mais fácil”, explica o Spotify no seu blog. Ao todo, são 26 os mercados que vão receber a novidade, disponível tanto para dispositivos Android como iOS.
Os utilizadores poderão ver quais os podcasts que estão a crescer mais depresa e quais os mais populares em cada região, tendo em conta o número de ouvintes recentes. Segundo a plataforma, países como Brasil, Alemanha, Austrália, México, Reino Unido, Estados Unidos da América e Suécia terão direito a uma análise mais aprofundada dos podcasts disponíveis: os tops serão divididos por categorias.
A novidade chega acompanhada de uma actualização do Spotify for Podcasters, serviço dedicado aos criadores de conteúdos que passam agora a receber uma notificação sempre que os seus podcasts cheguem a um dos tops. Podem, depois, transformar essa notificação num cartão partilhável nas redes sociais.
Segundo o Spotify, há mais de um milhão de podcasts na plataforma e poderá ser difícil navegar por entre a oferta disponível – que vai desde programas sobre saúde e bem-estar a crime ou design e criatividade, entre outros.