PME’s portuguesas ultrapassam pela primeira vez os 130 milhões de euros em exportações na Amazon

Mais de mil pequenas e médias empresas (PME) portuguesas ultrapassaram os 130 milhões de euros em exportações na Amazon, traduzindo-se num aumento de mais de 25% em relação ao ano anterior, segundo dados recolhidos pela empresa.

Do número total das PME’s, mais de 70% venderam produtos em pelo menos um país fora de Portugal e mais de 60% fizeram-no a nível mundial, com vendas superiores a 20 milhões de euros fora da União Europeia. França, Espanha, Alemanha, Itália e Estados Unidos destacam-se como países para os quais as PME’s portuguesas mais exportaram. Quanto aos produtos mais procurados pelos clientes internacionais, ganham as categorias de beleza, artigos para o lar, computadores, mercearia e saúde e cuidado pessoal.

“Na Amazon, esforçamo-nos constantemente para desenvolver tecnologia, ferramentas inovadoras, equipas especializadas, logística eficiente e programas de formação com o objetivo de apoiar as PME’s que vendem na nossa plataforma, ajudando-as a crescer e a expandir. A grande vantagem da Amazon é que qualquer negócio, independentemente do seu tamanho, pode utilizá-la como um canal de vendas online, e alcançar milhões de consumidores por todo o mundo. Tudo isto sem a necessidade de investir na criação de um site, num sistema de pagamento seguro, em marketing digital para gerar tráfego ou na formação de uma equipa dedicada ao comércio internacional”, refere Inês Ruvina, Country Lead da Amazon em Portugal.

No total, as pequenas e médias empresas portuguesas venderam mais de 2,5 milhões de produtos na loja da Amazon em 2023, mais 10% do que no ano anterior, o equivalente a 5 produtos vendidos por minuto. Além destes números, as PME’s portuguesas que vendem na Amazon são também um elemento fundamental na criação de emprego no país, tendo criado mais de 2.000 postos de trabalho para apoiar os seus negócios online.

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