Playmobil sopra 50 velas durante crise financeira. Já foram despedidas 700 pessoas

Há poucos brinquedos tão reconhecíveis em todo o mundo e há tanto tempo como os da Playmobil, mas a empresa mãe desta marca enfrenta hoje uma das suas fases mais complicadas. De acordo com o El Economista, as vendas caíram a pique globalmente, o que levou ao despedimento de mais de 700 pessoas só em 2023, a maior parte na Alemanha.

Esta reestruturação interna culmina agora no encerramento definitivo da sua produção em Espanha, na fábrica de Onil, em Alicante, após 48 anos de actividade. A criação da Playmobil surge em 1974 durante a crise do petróleo, que fez disparar o preço do plástico – nasce assim a ideia de produzir bonecos mais pequenos, com 7,5 centímetros de altura, e fáceis de expandir.

Em menos de um ano já tinha gerado vendas no valor de 3 milhões de marcas, que equivalem a um milhão e meio de euros. com base neste êxito, empresas de todo o mundo começam a adquirir os direitos para fabricar e produtos os Playmobil nos seus respectivos países, sendo o primeiro deles a Grécia.

Desde a década de 1970 já se venderam mais de 3700 milhões de figuras Playmobil e milhões de acessórios de todo o tipo, resultando num cheque chorudo para a empresa. Porém, algumas décadas depois, e perante uma crise enfrentada de modo geral pelo sector dos brinquedos, a marca enfrenta dificuldades económicas, acentuadas pela pandemia.