Playlist do Spotify “Rap Tuga” cresceu 824% em 5 anos. Agora, chama-se “Na Zona”
“Rap Tuga”, a playlist do Spotify dedicada ao rap nacional, vai mudar de nome para passar a chamar-se “Na Zona”. A plataforma de streaming revela ainda que desde 2017, quando foi lançada, a lista de reprodução registou um crescimento de 824% nos streams.
E não é só em Portugal que o género está a ganhar popularidade. Os dados do Spotify revelam que os streams da playlist vêm de todo o Mundo, com Suíça e França no topo, mas também Angola, Moçambique e Cabo Verde, onde Spotify foi lançado em 2021.
Em relação aos artistas mais ouvidos, os Wet Bed Gang ocuparam o primeiro lugar durante três anos consecutivos (de 2018 a 2020), enquanto Julinho KSD assumiu o trono em 2021. ProfJam também tem estado no top 3 nos últimos dois anos e Piruka tem sido um artista recorrente entre os mais ouvidos desde o lançamento da playlist.
Em 2022, as faixas “Fato treino do City”, de Sippinpurpp, e “Lua” e “Moça”, de Ivandro, são já as mais tocadas na plataforma. A Geração Z parece ser a maior fã da playlist, com 48% dos streams a ter origem em ouvintes com menos de 24 anos.
«Estamos a assistir a uma mudança geracional entre os rappers em Portugal e com isso a uma evolução do próprio género. Já não é apenas rap ou hip-hop, é trap, drill e muitas outras sonoridades que se estão a misturar dentro do rap tuga. Também vemos influências do Reino Unido e do Brasil no espaço do drill e dos países africanos de língua portuguesa com artistas como Julinho KSD, que faz rap em crioulo», comenta, em comunicado, Melanie Parejo, head of Music para o Sul da Europa.