Plataformas de vídeo on-demand com publicidade ganham força na Europa
Em média, os espectadores europeus de CTV [connected television] utilizam 3,5 plataformas de streaming, com mais de um terço a recorrer a serviços que incluem publicidade. As conclusões são de um estudo efectuado pela unidade de anúncios da Comcast, FreeWheel, e pela Happydemics, que analisou as audiências de França, Alemanha, Itália, Espanha, Países Baixos e Reino Unido.
Os dados demonstram também que 59% dos inquiridos utiliza pelo menos um serviço de video-on-demand (SVOD), como a Netflix ou a Prime Video, e que 38% também recorre a plataformas que têm como base anúncios (AVOD – ad-supported video-on-demand ), como a Pluto.TV.
De acordo com as respostas, 60% dos utilizadores de AVOD concorda que o acesso livre foi aquilo que mais despertou a sua atenção para estes serviços que obrigam a ver anúncios entre episódios de uma série ou filmes, sendo que 68% os utiliza todas as semanas e metade destes fá-lo todos os dias.
No que toca às possibilidades que estas conclusões podem trazer aos anunciantes, 30% dos inquiridos refere que prefere ver publicidade que reflicta o seu estilo de vida e 23% gosta mais de menções a marcas que partilhem os seus valores.
Porém, a grande maioria (62%) afirma que não quer que os seus dados sejam utilizados para que a personalização da publicidade seja conseguida.