Plataforma liga marcas e YouTubers

Aihui Ong, fundadora da Love With Food, pequeno negócio norte-americano de snacks saudáveis por subscrição, estava a ter dificuldades em conseguir o apoio dos chamados “YouTube influencers” para promover a sua marca. Até que descobriu a FameBit, plataforma online que permite aproximar influencers e negócios, especialmente os de dimensão mais reduzida. Este é apenas um exemplo, dado pelo The New York Times, para mostrar como este tipo de estratégia de marketing pode ter resultados positivos: em apenas um ano de utilização da FameBit, a Love With Food viu as suas vendas subirem 15%, o custo de aquisição por consumidor cair 30% e a receita atingir os cinco milhões de dólares (4,6 milhões de euros).

A FameBit está disponível apenas nos Estados Unidos da América mas pode ser um bom indicador de uma tendência com pernas para andar noutros mercados. A mecânica é simples: na plataforma, os influencers podem responder a anúncios de marcas que incluam na sua proposta um valor pelo trabalho e ainda as razões por que escolheram aquele influencer e não outro. Para escolher o influencer com que desejam trabalhar, as marcas têm acesso a exemplos dos seus vídeos, à audiência que alcançam e o nível de envolvimento da mesma.

As marcas podem inscrever-se gratuitamente na FameBit, sendo que quando um influencer é contratado o pagamento fica retido até o conteúdo estar finalizado, aprovado e publicado. A FameBit fica com 10% de cada uma das partes da transacção. Com este modelo de negócio, a plataforma conta com um milhão de dólares (921 mil euros) de receita mensal.

Embora o YouTube seja um dos principais meios para influencers, a FameBit trabalha também com pessoas com legiões de fãs no Facebook, Snapchat, Instagram, Twitter, Periscope ou Vine.

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