Plano para reparar marca Volkswagen
Rebecca Brooks, uma das fundadoras da Alter Agents, agência norte-americana especializada em marketing analysis e em brand management, tem um plano com quatro pontos para resolver o problema de imagem que a marca Volkswagen criou. Num artigo publicado na AdAge, Rebecca Brooks afirma que os protocolos habituais não são suficientes para resolver a polémica causada pela marca alemã ao vender automóveis com software capaz de manipular os dados sobre as emissões de gases.
Recuperar a confiança dos consumidores é o grande desafio da Volkswagen, pelo que são necessários «gestos grandes, ousados e sinceros». Para começar, todos as pessoas responsáveis pela situação terão de ser responsabilizadas. Mas reparar a marca vai para além disso.
O plano de Rebecca Brooks começa por oferecer aos consumidores lesados a possibilidade de devolverem à marca os automóveis em causa, «já que não existe dúvida de que o seu valor diminui», recuperando o seu investimento. O segundo ponto é estabelecer um fundo ambiental para combater o milhão de toneladas de nitrogénio que os motores fraudulentos permitiram que fossem emitidos para a atmosfera, segundo as estimativas.
De seguida, Rebecca Brooks propõe que a marca proteja as concessionárias independentes da Volkswagen que, «tal como os consumidores, serão vítimas financeiras do escândalo». Por fim, o quarto ponto do plano passa por contratar uma espécie de provedor do consumidor que não tenha qualquer tipo de ligação anterior à empresa.