Pinterest apresenta álbuns secretos
Aos que querem partilhar conteúdos nas redes sociais mas que gostam de manter a sua privacidade nestas plataformas o Pinterest dedicou os “secret boards”, ou álbuns secretos. Como informou recentemente a rede social de partilha de imagens, os “secret boards” apresentam-se com limites de visibilidade, podendo apenas ser consultados pelo seu criador e por utilizadores que este convide.
A ferramenta adequa-se a quem quer, por exemplo, planear uma festa surpresa ou partilhar fotografias de um filho recém-nascido, sem que todos os seus seguidores fiquem a par do que se passa. Os álbuns secretos podem ser activados de “desligado” para “ligado” apenas uma vez, até se tornarem permanentes. Não é, no entanto, possível esconder álbuns já existentes, uma vez que já pode ter sido feito o “repin” (ou a partilha) de uma ou mais fotografias aí contidas.
«Quando se publica um pin no álbum secreto, este não aparece em mais lado nenhum no Pinterest – o único local onde pode ser visualizado é no álbum secreto», explicou Evrhet Milam, engenheiro de software no Pinterest, no blogue oficial da rede social.
Os álbuns secretos podem ser usados para «acompanhar os presentes da quadra festiva, planear um evento especial ou trabalhar num projecto que ainda não está preparado para partilhar com o resto do mundo», continua o Pinterest no mesmo post.
Os álbuns secretos podem ser encontrados na base da página de perfil do Pinterest. Na apresentação da ferramenta, a rede social disponibilizou três, mas podem ser criados outros, no botão Add+, no canto superior direito da página do Pinterest. Depois, pode ser activada a componente secreta do álbum, através da opção “on” ou “off”. Na aplicação móvel deve estar instalada a versão actualizada do Pinterest para se ter acesso aos álbuns secretos.