Pingo Doce acaba com palhinhas de plástico em todos os produtos de marca própria
O Pingo Doce estima poupar 34 milhões de palhinhas de plástico ao eliminar este elemento de todos os produtos de marca própria, o equivalente a 15 toneladas de plástico por ano. A partir de agora, 13 referências Pingo Doce, desde pacotes de leite a bebidas vegetais ou sumos e iced teas, passam a contar com palhinhas de papel.
Segundo Fernando Ventura, head of Efficiency and Innovation Environmental Projects do Grupo Jerónimo Martins, o Pingo Doce tem estado a trabalhar em conjunto com os fornecedores no sentido de identificar oportunidades que permitam reduzir a pegada de plástico e contribuir para a preservação do meio marinho.
«Exemplo disso é a eliminação dos microplásticos de todos os artigos produtos de higiene pessoal, cosmética e detergentes de marca própria do Pingo Doce», lembra o responsável, acrescentando ainda assim outras mudanças já levadas a cabo: «A substituição de bastões de plástico por bastões de papel dos nossos cotonetes; ou o lançamento da embalagem do Detergente Concentrado Oceano Ultra Pro, feita com 11% de resíduos marinhos, sendo os restantes 89% provenientes de plástico reciclado pós-consumo.»
No caso das palhinhas, o Pingo Doce já tinha substituído as palhinhas de plástico por palhinhas de papel nos pacotes de leite de marca própria, em Março de 2020, em colaboração com a Terra Alegre. Mais tarde, substituiu as palhinhas nos pacotes de sumos e iced tead. Agora, essa alteração estende-se a todos os produtos.