Pierre Fabre: De pequenino se cuida do dentinho

À semelhança dos cuidados que é preciso ter com a alimentação saudável, a higiene corporal e as horas de sono, também a rotina na higiene oral do bebé e da criança é fundamental para criar hábitos saudáveis. Quem o garante é a marca de higiene oral Elgydium, dos Laboratórios Pierre Fabre, que partilha um conjunto de dicas e rotinas para manter sempre um sorriso saudável, desde tenra idade, e que tem vindo a trabalhar para garantir uma melhoria da higiene oral dos portugueses.

QUANDO SE COMEÇA A ESCOVAR OS DENTES?

Esta é uma pergunta recorrente que surge nos consultórios dentários, no pediatra ou na farmácia. Muito antes da erupção do primeiro dente do bebé, é fundamental humedecer uma compressa e limpar bem a língua, bochechas e gengiva do bebé para remover os restos de leite que ali ficam depositados.

A erupção dos primeiros dentes – que, por norma, acontece entre os seis e os oito meses, podendo haver excepções – causa desconforto ao bebé, provocando um aumento do fluxo salivar e, por vezes, um certo mau hálito. A camomila e a alteia, presentes no Pansoral Primeiros Dentes, ajudam a suavizar e acalmar a gengiva do bebé que está sensível e, por vezes, até inflamada. A escovagem deverá ser iniciada assim que erupciona o primeiro dente, utilizando uma escova de dentes suave e adequada ao tamanho da boca do bebé, como a escova Elgydium Baby.

COMO ESCOLHER O DENTÍFRICO CORRECTO?

A protecção dos primeiros dentes das crianças contra a cárie dentária é fundamental para assegurar dentes saudáveis durante toda a vida. A iniciação de bons hábitos de higiene oral e a utilização de produtos adaptados contribuirão para essa protecção.

Os dentífricos dos bebés e crianças deverão ter flúor na sua composição, uma vez que este ajuda a remineralizar o esmalte, tornando os dentes mais resistentes aos ataques ácidos, que provocam a cárie dentária. Nas gamas Elgydium Kids e Júnior há três concentrações possíveis de flúor (500, 1000 e 1400 ppm, ou seja, partes por milhão), podendo ser indicadas a partir do primeiro dente do bebé – no Programa Nacional de Promoção da Saúde Oral indica-se entre 1000 a 1500 ppm de flúor.

O flúor presente nos dentífricos Elgydium é o fluorinol (fluoridrato de nicometanol), um flúor orgânico que tem uma adesão até seis vezes superior a um flúor mineral, promovendo uma maior remineralização dos dentes, deixando-os mais protegidos. Também presente nos dentífricos Elgydium Kids e Elgydium Júnior está o siliglicol, um agente que forma um filme protector, prolongando a acção do fluorinol.

A quantidade de dentífrico que se coloca na escova de dentes corresponde ao tamanho da unha do dedo mindinho do bebé ou criança, ou seja, um bago de arroz até aos três anos e um grão de ervilha dos três aos seis anos.

De acordo com a Elgydium, a escovagem deve ser feita pela própria criança, devidamente supervisionada e auxiliada, caso não possua destreza manual suficiente, pelo menos duas vezes por dia, uma das quais obrigatoriamente ao deitar, utilizando uma escova macia, de tamanho adequado.

Para reforçar o esmalte dos dentes, a implementação do colutório Elgydium Júnior com fluorinol e siliglicol, em crianças a partir dos seis/sete anos – altura em que começam a surgir os primeiros molares definitivos –, permite reforçar o esmalte dos dentes nesta fase importante de transição entre a dentição de leite e a definitiva. A marca aconselha a utilização deste elixir duas vezes por dia.

VAMOS CRIAR UMA ROTINA DIVERTIDA!

Pensado sobretudo para as crianças que arranjam todas as desculpas para não escovar os dentes, o Elgydium Timer vai ajudá- las a escovar durante mais tempo. É um dentífrico incolor, com 1000 ppm de fluorinol e sabor a frutos silvestres, indicado a partir dos três anos, e que muda de cor ao longo da escovagem devido às microcápsulas que contêm um colorante que se vai libertando ao longo da escovagem.

Completamente inovador e pensado para melhorar a técnica de escovagem, há ainda o Elgydium Revelador de Placa Bacteriana, um dentífrico de utilização pontual – duas vezes por semana, de preferência à noite – que contém 1000 ppm de fluorinol, siliglicol, assim como um agente colorante que ajuda a visualizar a placa bacteriana, pintando de verde os resíduos de placa bacteriana nas superfícies dentárias que não foram bem escovadas. É um dentífrico educativo, didáctico, com sabor a maçã fresca, indicado a partir dos seis/sete anos, que ajuda as crianças e os pais a avaliar a eficácia da escovagem.

O bebé, a criança e o jovem deverão ter uma correcta higiene oral diária, pelo menos duas vezes por dia. Muito importante: não esquecer de escovar bem os dentes antes de ir dormir!

De resto, a marca da Pierre Fabre tem vindo a desenvolver acções de pedagogia nas escolas portuguesas para contribuir para a educação sobre a higiene oral das crianças.

E OS ADULTOS, QUE CUIDADOS DEVEM TER?

Além de promover a higiente oral das crianças e jovens, através da inovação e de acções de literacia em saúde, a Elgydium tem vindo a sensibilizar também os adultos para a necessidade de adopção de uma rotina saudável, partilhando um conjunto de dicas que não devem ser descuradas. Desde logo, a importância de utilizar diariamente produtos complementares, começando sempre com o fio dentário, lavando os dentes com a escova e o dentrífico, e terminando com o uso de um colutório.

Estas rotinas podem e devem ser adaptadas para combater problemas específicos relacionados com a saúde oral ou de acordo com as necessidades de cada indivíduo. Por exemplo, para quem sente um mau sabor na boca, pretende disfarçar o hálito a tabaco, quer eliminar os maus odores da cavidade oral, ou tem refluxo gastroesofágico e a boca amarga, a marca aconselha uma rotina diária que garante um hálito fresco. Esta rotina envolve, em primeiro lugar, a utilização de um raspador de língua, para remover a placa bacteriana do dorso da língua. Após a aplicação de um dentrífico adequado, é também aconselhável bochechar com um colutório, como o Eludril Breath, duas vezes por dia, para neutralizar os compostos sulfurados voláteis responsáveis pelo mau odor.

Para as pessoas que precisam de protecção extra das gengivas, a marca recomenda o dentífrico Elgydium Proteção Gengivas ou, para uma protecção mais completa, Elgydium Placa Bacteriana & Gengivas, sempre acompanhado do uso de um fio dentário e de uma escova suave, como a Elgydium Clinic Sensitive. Já para quem sofre de sensibilidade dentária, disponibiliza o gel dentífrico Elgydium Dentes Sensíveis, com baixo índice de abrasividade e com fluorinol para remineralizar, reforçar e proteger os dentes.

Para os mais preocupados com a sustentabilidade, a gama Bio é uma das principais apostas da Elgydium, sendo composta por dentríficos orgânicos e outros produtos feitos com materiais sustentáveis, que permitem uma redução de 49% do plástico, de 69% das emissões de CO2 e de 85% da água utilizada. Com uma embalagem ecoconcebida para um menor impacto ambiental, os dentríficos Elgydium Bio contêm mais de 99% de ingredientes de origem natural e certificação Bio. Estão disponíveis nas variedades Gengivas, Branqueamento e Dentes Sensíveis.

Neste segmento, destacam-se inovações que permitem uma rotina simultaneamente saudável e amiga do ambiente. Falamos de produtos como o fio dentário Elgydium Eco, em poliéster 100% reciclado a partir de garrafas de plástico; a escova Elgydium Style com cabo em plástico 100% reciclado, cerdas suaves de origem natural e uma embalagem eco-responsável; e a escova Elgydium Eco, 100% em madeira com certificação FSC, sem plástico, fornecida numa embalagem 100% em cartão.

A marca garante assim a cada pessoa, qualquer que seja a sua necessidade ou preocupação, uma oferta completa para cuidar dos seus dentes e da sua boca, para que tenha um bom motivo para sorrir.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Saúde”, publicado na edição de Agosto (n.º 325) da Marketeer.

Artigos relacionados