Phenix já salvou mais de 29 milhões de refeições em Portugal desde 2016

A Phenix, marca dedicada ao combate ao desperdício alimentar na Europa, celebra seis anos em Portugal com mais de 29 milhões de refeições salvas. Desde 2016, a empresa criou parcerias entre grandes superfícies comerciais e IPSS, assim como uma app contra o desperdício, que permitiu conectar o comércio local ao consumidor final.

Nestes seis anos de actuação, a Phenix conseguiu salvar quase 17 toneladas de alimentos, impedindo que mais de 33 milhões de toneladas de CO2 fossem emitidas para a atmosfera. Em percentagens, e em relação ao ano de 2016, foram salvas pela empresa mais 68% de refeições, foram evitadas mais 61% de emissões de dióxido de carbono e, só nos últimos dois anos, o serviço de doações teve um crescimento de 63%.

Ainda em relação a este programa, os produtos de limpeza (73%), os produtos para animais (73%), os produtos de pequeno-almoço (64%), os produtos de padaria e de pastelaria (59%) e os produtos têxteis (58%), compuseram os cinco tipos de artigos com maior taxa de doação sobre o desperdício, em 2022.

«É com grande satisfação que vemos o culminar do esforço de toda a equipa Phenix em mais um aniversário. Particularmente nos últimos dois anos de trabalho, apesar do desafio que foi enfrentar uma pandemia, otimizámos e desenvolvemos novas tecnologias e plataformas, que resultaram em salvar, só em Portugal, mais de 13 milhões de quilos de alimentos. São muitas instituições e associações apoiadas, muitas famílias com refeições asseguradas, e este percurso enche-nos de orgulho», comenta, em comunicado, Frederico Venâncio, director-geral da Phenix Portugal.

Artigos relacionados