Phenix: a app que permite comprar comida que iria para o lixo
Começou como uma plataforma que fazia a ponte entre excedentes de restaurantes ou supermercados e instituições de solidariedade social que pudessem redireccionar os alimentos a favor de quem mais precisa. Mas, entretanto, a Phenix foi transformada também numa aplicação móvel que permite a qualquer pessoa comprar esses excedentes, aumentando o leque de ferramentas contra o desperdício alimentar. Presente em Portugal desde 2016, a Phenix deu salto para a app no passado mês de Outubro.
«Chegámos à conclusão de que era necessário oferecer uma solução também ao público em geral, para envolver o máximo de pessoas no combate ao desperdício. O nosso trabalho junto dos supermercados e cadeias de distribuição é, naturalmente, muito importante, mas com a tomada de consciência que existe por parte da sociedade em relação à temática do desperdício, porque não motivar e envolver todas as pessoas possíveis nesta missão?», pergunta Eurico Estêvão, Communication & Events manager da Phenix. Em declarações à Marketeer, acrescenta que a aplicação visa isso mesmo: deixar ao alcance de apenas alguns clique a possibilidade de evitar o desperdício alimentar do comércio local através da aquisição dos seus excedentes por um preço reduzido.
Os cabazes – como são designados os produtos disponibilizados por cada parceiro – podem ser adquiridos na Phenix App com descontos de até 50%. Para escolherem a opção mais indicada para as suas necessidades, os utilizadores têm acesso a uma breve descrição dos produtos que compõem cada cabaz – além de filtros como vegan, sem glúten, kosher ou sem lactose. Escolhido o cabaz ideal, basta passar na loja no horário indicado para recolher o pedido.
Sempre que é feita uma compra, o utilizador pode verificar o impacto das suas acções ao visitar o contador de CO2 da aplicação: aqui, a Phenix App mostra quanto dióxido de carbono os cabazes salvos permitiram evitar. Além disso, 5% do valor de cada cabaz é devolvido ao utilizador para que este tenha mais um incentivo às compras anti-desperdício.
Desde que foi lançada por cá, a Phenix App soma mais de seis mil utilizadores, número que salta para cerca de 300 mil se considerarmos os vários mercados onde está presente (Portugal, França, Espanha, Bélgica e Suíça). Em Lisboa, a Phenix App conta com mais de 25 lojas aderentes, entre restaurantes, pastelarias e mercearias. No Porto, onde já está em modo soft launch, disponibiliza cabazes de 10 lojas parceiras.
«Podemos revelar que teremos mais comerciantes disponíveis no curto prazo. Relativamente a outras zonas do País, estamos a agora a testar o lançamento na zona do Grande Porto e a partir daí decidiremos novos locais e projectos. Mas o nosso desejo, após Lisboa e Porto, é envolver o País de Norte a Sul», afirma ainda Eurico Estêvão.
Também no passado mês de Outubro, outra aplicação do género começou a operar em Portugal. A Too Good to To apresenta um modelo de negócio semelhante, assente na vontade de poupar o ambiente e a carteira.
Texto de Filipa Almeida