PHC Hotels: Viajar pelos sabores do Verão

Os dias quentes já chegaram e o Varanda de Lisboa, restaurante situado no topo do emblemático Hotel Mundial, em Lisboa, apresenta uma nova carta que promete proporcionar a todos os visitantes uma experiência gastronómica renovada e adaptada a esta época do ano, ao mesmo tempo em que desfrutam da melhor vista panorâmica sobre a capital.

Com assinatura do conceituado chef Vítor Sobral, a carta Primavera/Verão do Varanda de Lisboa é uma homenagem à cozinha tradicional portuguesa, mas reinventada com toques contemporâneos, para uma experiência gastronómica única e memorável. Uma proposta onde a tradição equilibra na perfeição com algumas das tendências mais modernas, de inspiração variada.

Para abrir o apetite, há opções de entradas para partilhar à mesa. Nos pratos frios, e com um sabor mais estival, a proposta é o atum marinado com creme de abacate e coentros. Já nos pratos quentes, as escolhas vão das pataniscas de vegetais e compota de tomate e azeitona ao gratinado de camarão, azeitona, tomate seco, alecrim e queijo da ilha, passando ainda pela bochecha de porco, pimentão da horta, salada de cogumelos e farofa.

A meio desta viagem gastronómica, é tempo de conhecer as estrelas principais do menu. Tendo a cozinha tradicional portuguesa como base de inspiração, mas apresentada com uma nova interpretação de sabores, com influências aromáticas de todo o mundo, tanto as propostas de peixe como de carne e vegetarianas prometem surpreender o paladar, ao mesmo tempo que entregam um sabor familiar.

Os pastéis de bacalhau e arroz de tomate e espinafres, a massada de peixe e amêijoa e a carne de porco à alentejana, pickles de abóbora e aipo são as propostas que se mantêm fiéis aos sabores tradicionalmente portugueses. Já para quem procura uma viagem a geografias mais distantes, sem sair da mesa, o Varanda de Lisboa propõe pratos como garoupa confitada com citrinos, pimenta da Jamaica, puré de batata e abóbora assada, perna de pato no forno, ameixas negras, citrinos e tomilho, e bife do lombo com cogumelos silvestres e alecrim. A alternativa vegetariana é o caril verde de legumes com arroz de limão e coco.

Para terminar a refeição em beleza, pontuam no menu o pão-de-ló de pistácios e gelado de baunilha e o bolo de chocolate com creme de maçã e porto seco.

«Através desta nova carta, quisemos oferecer uma viagem gustativa harmoniosa de combinação dos sabores familiares da gastronomia portuguesa com uma subtil influência internacional de sabores mais arrojados, para celebrar as estações mais quentes do ano. Quisemos trazer uma contemporaneidade à tradição portuguesa que fizesse crescer água na boca», afirma o chef Vítor Sobral.

Reconhecido pelo seu serviço de sala clássico e de excelência, o Varanda de Lisboa consolida, com esta nova carta, a sua posição como um dos destinos gastronómicos de eleição em Lisboa.

UM NOVO CAPÍTULO

Também no Convent Square Hotel Vignette Collection, a mais recente unidade da PHC Hotels, há novas propostas com sabor a Verão para conhecer. Na unidade hoteleira de luxo que trouxe nova vida ao Convento de São Domingos, um edifício histórico do século XIII na Baixa de Lisboa, o Capítulo Restaurant & Bar apresenta agora uma nova carta que celebra esta época do ano, igualmente com assinatura do reputado chef Vítor Sobral.

Situado na outrora Sala do Capítulo, a sala mais nobre do convento, o Capítulo Restaurant & Bar revela clássicos da cozinha portuguesa reinventados, num espaço com um pé-direito de cinco metros, com tectos abobadados originais e grandes colunas. Neste espaço, a que se junta um claustro a céu aberto com lareira exterior, os clientes são transportados para uma experiência gastronómica que desperta todos os sentidos. A escolha perfeita para almoçar, petiscar e jantar nestes meses de calor.

Na nova carta do Capítulo Restaurant & Bar, os aromas mais exóticos das especiarias cruzam-se com a riqueza dos ingredientes tradicionais, procurando agradar aos paladares mais exigentes. Entre as novidades possíveis de degustar, a nova carta tem como ponto de partida algumas sugestões de entradas para partilhar, onde se destacam a terrine de alho francês e alga nori, com creme de pistácios e limão, o tártaro de tomate, azeitonas, amêndoa e tomilho-limão e a salada de beterraba, espargos verdes, creme de abóbora assada com sementes de sésamo e cebolinho. Às opções de pratos frios junta- se ainda o polvo panado com creme de abacate, manjericão e togarashi.

Nos pratos principais, a escolha promete ser difícil entre o camarão tigre grelhado com creme de limão, arroz de coentros e espinafres e o atum grelhado com puré rústico de batata- doce e vinagrete de legumes assados, nos pratos de peixe; e entre o entrecôte grelhado com salada verde e batata frita e o lombo de novilho grelhado com arroz de cogumelos, nas carnes. Quem optar por uma dieta vegetariana, não pode perder o caril de cenoura assada e grão no forno com arroz de especiarias ou o cuscuz com acelga, espinafres e estufado de cogumelos com alecrim.

Para finalizar a refeição em grande, o menu de sobremesas promete dividir as escolhas dos clientes entre a tarte cremosa de chocolate e caramelo salgado e o bolo de queijo e chocolate com gelado de ginja, enaltecendo, mais uma vez, a riqueza da gastronomia nacional. «Ao criar esta nova carta, não procuramos apenas oferecer sabores excepcionais, mas também contar uma história através da comida», sublinha o chef Vítor Sobral. «Cada proposta gastronómica do Capítulo Restaurant & Bar é uma homenagem à diversidade cultural e gastronómica dos países de língua portuguesa, desde os sabores reconfortantes das entradas até às tentadoras sobremesas », acrescenta.

Nas noites de quinta, sexta-feira e sábado, entre as 20h30 e as 23h30, o Capítulo Restaurant & Bar transforma-se ainda num palco de encontros memoráveis, um ambiente sofisticado ao som de DJs convidados, três vezes por semana. Posicionando-se como um dos bares mais instagramáveis de Lisboa, este espaço tem vindo a consolidar-se como uma referência para todos os apreciadores de cocktails de autor.

O bar oferece uma atmosfera sofisticada e contemporânea, num refúgio que oferece uma experiência única para os amantes da mixologia. Aqui, os cocktails de autor são verdadeiras criações artísticas, combinando ingredientes locais frescos e técnicas inovadoras para criar sabores que desafiam as expectativas. Dos clássicos reinventados às criações exclusivas, cada cocktail é uma viagem sensorial através dos sabores de Lisboa.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 334) da Marketeer.