Petição por alimentação saudável nas escolas

A Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil (APCOI) quer reunir cinco mil assinaturas, até 9 de Outubro, para a petição “Fruta nas Escolas”, cuja intenção é pôr em prática o modelo pedagógico “Heróis da Fruta” que coloca este alimento no centro de uma alimentação mais saudável para as crianças. A associação explica, em comunicado, que “garantir o direito à educação alimentar nas escolas portuguesas é a principal reivindicação da APCOI”.

A petição faz parte do lançamento da quinta edição do projecto “Heróis da Fruta – Lanche Escolar Saudável”, considerado pela APCOI a maior iniciativa nacional gratuita para a saúde nos jardins-de-infância e escolas do 1º ciclo. Em anos lectivos anteriores, a aplicação do modelo aumentou, em média, 42% a ingestão de fruta no lanche escolar das crianças participantes.

O movimento parte da recomendação da Organização Mundial de Saúde de que devem ser ingeridas, diariamente, pelo menos três porções de fruta, e da realidade portuguesa que contrasta com essa regra. Segundo dados revelados pela APCOI, 74,2% das crianças não ingere essa quantidade de fruta todos os dias, para além de que 60% come doces e snacks diariamente.

Para ajudar a promover a petição “Fruta nas Escolas”, a associação conta com o apoio de várias figuras públicas, entre elas o Avô Cantigas, Ricardo Carriço, Carla Andrino, João Gil, Amor Electro, Henrique Feist, Maria João, Mário Laginha, Vanessa Silva, Rita Redshoes, O’queStrada, HMB, Frankie Chavez, Filipe Pinto e Ana Bacalhau.

Artigos relacionados