Pestana renova imagem para reforçar crescimento
É uma nova fase na vida do Grupo Pestana. Para crescer em particular lá fora, nos próximos anos, o Grupo liderado por Dionísio Pestana organizou a casa e apresentou-se hoje ao mercado com novo posicionamento e identidade gráfica.
O objectivo, conforme faz saber José Theotónio, presidente executivo do Grupo Pestana, é clarificar a oferta para acelerar a expansão internacional. Em particular, ao nível da gestão de unidades terceiras, o que permitirá ainda maiores ganhos em valor (já que não implica investimento próprio). Para já, e tendo em conta os contractos já assinados – como Nova Iorque ou Marraquexe – o grupo estima um crescimento de 30% face à oferta actual nos próximos dois-três anos, ultrapassando assim as 13 mil camas (neste momento tem 10 mil). Mas com imagem e conceito mais clarificados, o Grupo poderá «começar a concorrer no mercado de management e exploração de outras unidades detidas por terceiros», frisou.
Até à data, a oferta – que se estende por 86 hotéis espalhados por 16 países – desdobrava-se entre as submarcas Pestana Hotels e Resorts, Pestana Luxury Hotels e Pousadas de Portugal. As submarcas passam então a Pestana Hotels & Resorts, Pestana Pousadas de Portugal e Pestana Collection Hotels, sendo que a primeira albergará os segmentos Premium (para assinar hotéis de quatro estrelas superior ou cinco) e Distinctive, enquanto as Pousadas de Portugal se dividem em três segmentos, nomeadamente Moment Hotel, Charming Hotel e Historic Hotel. Debaixo da submarca Collection, espaço para o Palace Lisboa, o Cidadela de Cascais, o Vintage Porto e o Palácio do Freixo.
A nova identidade gráfica, assinada pela Ogilvy, apresenta um “P” que simboliza a inicial de Pestana e ao mesmo tempo uma pausa no tempo. Um «aproveitamento do DNA existente» para a projectar como uma lovebrand, segundo o administrador da área de Marketing, Nuno Ferreira Pires. A nova imagem estará presente em diversos suportes, tendo o Palace Lisboa passado a ostentá-la já hoje na fachada, assim como o site do Grupo que se apresenta renovado.
O trabalho de mudança, que teve um orçamento directo de um milhão de euros, deverá estar concluído em dois meses.
O novo posicionamento do Grupo surge após a restruturação dos órgãos sociais da empresa anunciada há cerca de dois meses, com a criação da nova comissão executiva para a liderança operacional do negócio hoteleiro.
Texto de M.ª João Vieira Pinto