Pestana Hotel Group: O hotel mais perfumado do Porto

Nas margens do rio Douro, nasceu o novo hotel do Pestana Hotel Group. Designado Pestana Douro Riverside, resulta de um investimento de cerca de 20 milhões de euros na transformação e reconversão da antiga fábrica de sabonetes e velas da CUF – Companhia União Fabril, no Porto. Composta por 165 quartos e suítes, divididos em cinco tipologias (superior, deluxe river view, grand river view, junior suite e suite), esta unidade hoteleira da marca Pestana Hotels & Resorts faz a ligação ao passado histórico do edifício portuense: cada um dos oito pisos do hotel foi decorado com elementos alusivos à botânica, como lavanda, jasmim, flor de laranjeira, rosa, flor de cerejeira, camomila, gerânio e lírio. Quanto às varandas dos quartos, assemelham-se às de um navio de cruzeiro atracado na margem direita do Douro.

Também na recepção são mostrados vários elementos de decoração relacionados com a botânica, onde se incluem uma colecção de frascos de perfumes, instrumentos, livros e quadros. Além disso, alguns elementos da antiga fábrica de sabonetes e velas foram preservados e integrados no hotel, como é o caso da chaminé de tijolo, que ficou inserida na estrutura, permanecendo assim presente em todos os pisos.

Com este novo hotel, o grupo consolida a sua oferta na região Norte, agora com a chancela da marca Pestana Hotels & Resorts. «O Pestana Douro Riverside é o resultado de uma oportunidade de recuperação de um antigo espaço fabril emblemático que, por coincidência, é contíguo ao Pestana Palácio do Freixo. A mesma localização privilegiada, mesmo em frente ao rio, exposição solar e a experiência e qualidade do serviço Pestana permitiram-nos replicar a fórmula que tem provado ser um sucesso», afirma Mariana Lacerda, directora regional do Porto no Pestana Hotel Group. «O Pestana Douro Riverside é um hotel multifacetado, que se diferencia ainda por estar preparado para receber clientes de todos os segmentos de mercado: lazer, social e corporate», reitera.

O hotel na cidade Invicta, que conta ainda com várias salas de reunião, foi desenhado por David Sinclair, que assinou o projecto de arquitectura, e Jaime Morais, que ficou responsável pelo design de interiores.


UM RESORT NA CIDADE

O Pestana Douro Riverside posiciona-se como um resort urbano e conta com uma panóplia de serviços que vão ao encontro desse posicionamento no mercado. Desde logo, uma piscina infinita debruçada sobre o rio Douro, localizada no terraço e perto do bar Number2.

Para manter a boa forma física ou aproveitar momentos de descanso, a nova unidade hoteleira disponibiliza aos seus hóspedes um moderno ginásio, uma piscina interior e ainda um espaço de jogos. Nos períodos de férias escolares, as famílias contarão com programas de animação na área da promenade, em frente ao hotel.

Já para quem dá primazia aos momentos de relaxamento, o hotel surge equipado com duas salas para tratamentos com os serviços da Magic Spa, a marca própria do Pestana Hotel Group com a qual pretende «valorizar e privilegiar a componente de bem-estar», explica Mariana Lacerda. O menu de massagens, tratamentos de rosto e corpo do Magic Spa foi desenhado e inspirado em técnicas terapêuticas oriundas dos quatro cantos do mundo e é transversal a todos os Magic Spas. No Pestana Douro Riverside, os hóspedes poderão beneficiar de massagens exclusivas como Serenity, Yin & Yan Balance e Rebalance. A par dos tratamentos, o Magic Spa também possui uma gama própria de produtos, em que se destacam a Smooth Body Butter, o Rescue Gel e o Exotic Fruits Body Scrub.

Já o restaurante Aroma conta com um conceito de grill, que combina os aromas e a essência da cozinha de fogo com produtos portugueses e técnicas tradicionais. Sob a direcção do chef Tony Salgado (que acumula com a direcção do restaurante Palatium, do Pestana Palácio do Freixo), o novo restaurante apresenta uma carta focada nos peixes mais frescos e saborosas carnes, que também podem ser grelhados individualmente em sala, acompanhados de uma selecção cuidada de acompanhamentos.

«A cozinha do Aroma responde não só a uma tendência – o foco em produtos tradicionais de origem local e preservando as suas características e sabor através de uma cozinha autêntica e saudável –, como tem provado ter grande aceitação», adianta Mariana Lacerda.

Já no bar The Great Daisy é possível provar a carta de cocktails exclusivos, num ambiente inspirado no estilo Art Deco, que remete para o espírito de festa dos anos 20, que caracteriza o grande romance americano de F. Scott Fitzgerald (“The Great Gatsby”). Tanto o restaurante Aroma como o bar dão acesso a um amplo terraço, de onde é possível assistir ao pôr do sol entre as pontes do Freixo, São João e ainda D. Maria Pia.

A pensar nos clientes que ficarão hospedados a lazer neste resort urbano, e que querem aproveitar os seus dias da melhor maneira possível, foram ainda desenvolvidas parcerias na criação de pacotes e ofertas dedicadas, em especial com empresas que operam cruzeiros no rio Douro.

«Com características únicas e uma ampla oferta de serviços, o Pestana Douro Riverside é um extraordinário hotel de férias para quem vem conhecer a cidade e aproveitar as facilidades do resort urbano, com um plano de animação dedicado, mas também um hotel para negócios diferenciado, com as melhores condições para todo o tipo de eventos e reuniões [veja caixa]», convida a directora regional do Porto no Pestana Hotel Group.


FOCO NA SUSTENTABILIDADE

O novo empreendimento do Pestana Hotel Group cumpre ainda o compromisso de sustentabilidade do grupo, espelhado no programa “Pestana Planet Guest”. Trata-se de um programa de sustentabilidade que incide em seis eixos de intervenção: apoio e relação com a comunidade local; educação e cultura; respeito pelo meio ambiente; recuperação e preservação do património classificado; responsabilidade social interna; e apoio a projectos de empreendedorismo.

«Entre estes seis eixos de intervenção é de destacar o facto de, pela sua própria concepção, o Pestana Douro Riverside ser um exemplo de recuperação e preservação de património, em que uma antiga fábrica de sabonetes e velas do século XIX foi reconvertida num hotel junto ao rio Douro», salienta Mariana Lacerda acerca desta vertente sustentável.

De referir ainda que, no âmbito da recente campanha institucional “Obrigado por ajudar”, por cada euro doado pelos hóspedes dos seus hotéis, o Pestana Hotel Group iguala o valor, sendo o montante total entregue a instituições locais. No caso do Pestana Douro Riverside, as doações serão entregues à CrescerSer – Associação Portuguesa para o Direito dos Menores e da Família.

Já no eixo ambiental, o Pestana Douro Riverside concorre com todos os hotéis Pestana em Portugal ao certificado Chave Verde, que certifica e reconhece as boas práticas que são implementadas nesta área, enquanto ao nível da responsabilidade social interna são várias as acções realizadas em prol da promoção do bem-estar e do apoio aos trabalhadores.


EXPECTATIVA DE RETOMA

Em termos de target, a nova unidade hoteleira do Porto apela sobretudo aos mercados ibérico, inglês, americano e brasileiro. Integrando um grupo hoteleiro que está presente em 16 geografias, tem mais de 12 mil quartos disponíveis na Europa, África e América e uma equipa global de sete mil colaboradores, o Pestana Douro Riverside beneficia de uma forte exposição do hotel e do destino no estrangeiro, tendo sido já apresentado nas principais feiras de Turismo nacionais e internacionais, bem como junto de outros stakeholders (nomeadamente empresas, agências e operadores e media).

De portas abertas desde o início de Abril, o balanço da operação do Pestana Douro Riverside é, por enquanto, positivo. «Estivemos completos na Páscoa, permitindo-nos também testar o restaurante Aroma, nomeadamente em regime de meia pensão, com muito boa aceitação. Mantendo-se este ritmo de retoma, a expectativa é a de termos um bom Verão», revela a directora regional do Porto no Pestana Hotel Group. «A nossa expectativa é que o mercado continue a retoma gradual e em particular o segmento MICE (reuniões, congressos e eventos corporativos) que, tendo sido um dos mais atingidos pela pandemia de Covid-19, apresenta uma recuperação lenta e ainda está vulnerável», vaticina a responsável.


CONDIÇÕES PARA EVENTOS ATÉ 600 PESSOAS

O Pestana Douro Riverside não só está pensado para o mercado de lazer e social, como apresenta condições únicas na região do Porto para a realização de eventos corporativos: conta com nada menos do que sete salas de reunião, de diferentes dimensões (a maior parte com vista deslumbrante para o Douro), além de um ballroom com um pé-direito de seis metros. Destaca-se também a capacidade máxima de 600 pessoas, um elemento altamente distintivo nestes mercados.

«A aceitação tem sido muito boa e neste momento somam-se já bastantes reservas dos segmentos MICE (reuniões, congressos e eventos corporativos) e eventos sociais», revela Mariana Lacerda, directora regional do Porto no Pestana Hotel Group.


E
ste artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Maio (n.º 310) da Marketeer.

Artigos relacionados