Pestana CR/ Lifestyle Hotels: Sete anos de conquistas

Há sete anos, o maior grupo hoteleiro português e um dos maiores símbolos de sempre do futebol mundial juntavam-se para criar uma marca diferenciada no sector da hotelaria. A marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels apresentava-se ao mundo com uma ambição global, ao nível dos pergaminhos dos seus fundadores. Sete anos volvidos, o trajecto fica marcado por uma série de conquistas que se traduzem em cinco unidades hoteleiras, em Portugal e além-fronteiras – Espanha, EUA e Marrocos –, e a promessa de que ainda há muito mais por conquistar em conjunto.

Fundada em 2016, resultado de uma joint-venture entre o Pestana Hotel Group e Cristiano Ronaldo, a marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels teve o seu “pontapé de saída” oficial com a abertura de um hotel no Funchal. A escolha desta primeira localização foi simbólica para os líderes do projecto, Dionísio Pestana (chairman do Pestana Hotel Group) e Cristiano Ronaldo, pelo facto de ambos serem naturais da Madeira, e tornou-se rapidamente um local de referência à carreira do jogador, combinado com elevados padrões ao nível da hospitalidade.

«Neste projecto, encontra-se ref lectida a verdadeira simbiose do que é a marca. Temos o conhecimento e a experiência de 50 anos de hotelaria do Pestana Hotel Group, agregados à carreira desportiva de um grande jogador de futebol, que conta com um trajecto invejável. Neste caso, o Pestana CR7 Funchal integra vários elementos ligados à carreira futebolística do jogador, assim como ao futebol e ao desporto no geral, aos quais associámos a hotelaria de qualidade que o Pestana Hotel Group oferece», salienta João Machado, Chief Commercial Officer (CCO) e membro da Comissão Executiva do Pestana Hotel Group.

Ainda no primeiro ano de actividade foi inaugurado o Pestana CR7 Lisboa, na Rua do Comércio, no coração da capital portuguesa. Nos anos seguintes, a marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels haveria de dar início ao seu processo de internacionalização, com as aberturas em Madrid (numa das principais artérias da capital espanhola, a Gran Vía), na icónica Times Square, em Nova Iorque, e na atmosfera exótica de Marraquexe, em Marrocos.

Estas aberturas em localizações privilegiadas no centro das cidades, e que já valeram a conquista de vários prémios nacionais e internacionais (inclusive nos World Travel Awards), representam a «afirmação de um grupo 100% português em mercados internacionais altamente competitivos», sublinha João Machado. E contribuíram para que o Pestana Hotel Group ultrapassasse a barreira dos 100 hotéis em 16 países.

CONCEITO DE LIFESTYLE

Nas unidades Pestana CR7 Lifestyle Hotels, os hóspedes podem encontrar, como não poderia deixar de ser, vários elementos que remetem para os valores ligados ao desporto, em geral, mas também, nalguns casos, para a imagem e a carreira de Cristiano Ronaldo. O Pestana CR7 Gran Vía Madrid, por exemplo, é um hotel com um conceito muito ligado ao desporto, contando com um rooftop bar no 10.º piso (com vista 360º sobre Madrid), onde é possível ver um modelo da Bola de Ouro (conquistada por cinco vezes pelo capitão da Selecção Nacional) e outro da Bota de Ouro (conquistada por quatro vezes). Alguns hotéis da marca contam ainda com planos de exercício com dicas de Cristiano Ronaldo, sendo que o Pestana CR7 Funchal dispõe inclusive de um ginásio ao ar livre.

No entanto, o conceito dos hotéis Pestana CR7, ao nível da oferta e do design, vai muito além desta associação ao desporto e ao seu co-fundador. De resto, a principal fonte de inspiração da marca, e dos seus cinco hotéis, é mesmo o conceito de lifestyle e de “conforto digital”, onde a moda, a música e a modernidade dos ambientes desempenham um papel fundamental. Nesse sentido, afirma-se como uma marca «trendsetter, cosmopolita, urbana, simples, informal e com um toque de sofisticação».

Os restaurantes e os bares dos hotéis Pestana CR7, disponíveis, quer para os clientes, quer para o público em geral, foram concebidos para quem pretende desfrutar de uma experiência gastronómica mais informal. Além disso, cada hotel apresenta uma programação variada, ao nível do entretenimento, tais como DJs, música ao vivo, entre outros.

A marca mais jovem do Pestana Hotel Group foi criada a pensar nos clientes que procuram um conceito de “affordable luxury” (luxo acessível), uma experiência que se baseia na oferta de uma estadia sofisticada, de qualidade, num ambiente descontraído e a um preço adequado. Destina-se a todo o tipo de clientes, sejam os que viajam em lazer ou os que o fazem em negócios. «A marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels tem um público-alvo muito transversal, associado a uma forma de estar na vida, mais do que a características demográficas ou estatuto social. É uma marca com um lado aspiracional, que abrange todas as faixas etárias, e que conta com um perfil de cliente que privilegia o turismo activo, ou seja, que pretende explorar um destino de uma forma muito dinâmica», refere o CCO do Pestana Hotel Group.

Em termos de comunicação, a marca assume uma forte presença digital, nomeadamente em social media, onde tem vindo a apostar numa forte estratégia de conteúdos, incluindo parcerias com criadores e influenciadores digitais. «À data de hoje, a Pestana CR7 Lifestyle Hotels, apesar de contar apenas com sete anos, é já uma marca que conta com um número de seguidores muito superior a outras marcas de hotelaria globais que estão presentes em todo o mundo», frisa João Machado.

PARIS NO HORIZONTE

Depois do Funchal, Lisboa, Madrid, Nova Iorque e Marraquexe, a marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels já traçou um novo objectivo no seu plano de expansão: o próximo hotel a ser inaugurado será o Pestana CR7 Paris e a obra deverá estar concluída em 2027.

O futuro investimento do grupo estará inserido no renovado bairro de Austerlitz, junto à margem esquerda do Rio Sena. Será o maior hotel Pestana CR7 a ser construído, até ao momento, e contará com várias soluções tecnológicas, beneficiando, simultaneamente, de um projecto de sustentabilidade ambiental. «Encaramos este projecto com muita expectativa, pois será o primeiro hotel do grupo em França e o sexto da marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels», sublinha o responsável.

Esta nova abertura permitirá ao Pestana Hotel Group consolidar a marca a nível global, apesar de os indicadores serem já muito positivos. Só este ano – o primeiro em que a marca opera a 100%, com os cinco hotéis em funcionamento –, os hotéis Pestana CR7 já receberam clientes de mais de 120 nacionalidades, ou seja, de mais de 60% dos países do mundo, o que demonstra que a marca tem vindo a promover um ambiente multicultural que atrai clientes de todos os pontos do globo. Em termos de mercados emissores, existe naturalmente muita procura dos mercados locais (ou seja, Portugal, Espanha, EUA e Marrocos), mas o top de nacionalidades inclui ainda França, Reino Unido, Alemanha e Brasil.

Quanto ao futuro, o grupo confirma estar a estudar novas possibilidades de expansão. «Tendo em conta a visibilidade mundial do projecto, temos analisado a possibilidade de expandir para mercados emergentes e são vários os desafios que nos têm sido propostos, não existindo, no entanto, nada em concreto nesta fase. Ainda assim, importa salientar que o potencial desta marca é evidente, pelo que temos vindo a sentir que há um interesse crescente, em determinados mercados, no desenvolvimento de potenciais parcerias em novos destinos », revela João Machado.

SETE ANOS DE “GOOD VIBES”

A celebração do aniversário da marca Pestana CR7 Lifestyle Hotels com o mote “Celebrating 7 years of good vibes” vai prolongar-se até ao final do ano. Em cada um dos hotéis da marca, localizados em Lisboa, Funchal, Madrid, Nova Iorque e Marraquexe, estão planeados vários eventos, desde jantares temáticos, concertos, acções de bem-estar, entre muitos outros.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Turismo”, publicado na edição de Agosto (n.º 325) da Marketeer.

Artigos relacionados