Pesquisas de viagens de Verão por parte de seniores portugueses duplicam
A Airbnb registou um aumento de mais de 100% nas pesquisas de viagens de Verão na plataforma por parte de potenciais hóspedes portugueses com mais de 60 anos. O salto registou-se entre os meses de Fevereiro e Março, levando a Airbnb a afirmar que os seniores em Portugal estão à procura da sua primeira viagem pós-pandemia.
Estes hóspedes procuram especialmente casas com piscina, sendo esta característica a mais assinalada nos filtros disponíveis na plataforma de arrendamento de alojamento temporário.
Em comunicado, a Airbnb lembra ainda que, para muitas pessoas com mais de 60 anos, esta pode ser a primeira vez que recorrem a uma plataforma do género para encontrar alojamento. Por isso mesmo, a empresa reuniu algumas dicas que podem ajudar a garantir uma experiência segura e confortável:
1 – Ler os comentários.
A dica número um para os hóspedes na plataforma é encontrar um alojamento na Airbnb que satisfaça as suas necessidades e a melhor maneira de o fazer é fazer uso dos comentários. Os comentários incluem frequentemente informações concebidas para ajudar futuros hóspedes, tais como detalhes sobre interacções com um anfitrião ou sobre as qualidades que tornaram a estadia especial, como comodidades únicas, toques pessoais ou conveniência. A verificação dos comentários – juntamente com a revisão minuciosa de outros detalhes do alojamento, tais como as políticas de cancelamento do anfitrião ou as regras da casa – irá assegurar uma decisão bem informada e a experiência certa para o hóspede e a família;
2 – Ir preparado.
Os mais velhos podem estar a considerar explorar um destino próximo e mais isolado nas suas primeiras férias. Se o plano for optar por uma viagem mais rural, certifique-se de que vai preparado para a vida numa pequena povoação, talvez comprando mercearias antes de chegar ao alojamento e enchendo o carro com gasolina no caminho, por via das dúvidas, sugere a Airbnb;
3 – Prioridade à segurança.
Uma vez totalmente vacinados, a recomendação é que os hóspedes continuem a tomar precauções em relação à Covid-19 enquanto viajam, incluindo o uso de máscara, distanciamento social e lavar as mãos frequentemente. Além disso, muitos anfitriões fornecem material de limpeza e higienizador de mãos aos hóspedes, e seguem as Práticas de Segurança da Airbnb contra a Covid-19, que incluem o uso de uma máscara, a prática de distanciamento social e, para os anfitriões e as suas equipas, o cumprimento do protocolo de limpeza avançada em cinco etapas;
4 – Cuidado com as burlas.
Embora os incidentes negativos sejam extraordinariamente raros, é crucial ter sempre atenção à fraude. Nesse sentido, quando os hóspedes planeiam e reservam a sua viagem, têm de ter a certeza de comunicar sempre com o anfitrião através da plataforma Airbnb e nunca pagar fora da plataforma. Se um anfitrião na Airbnb pedir para pagar fora da plataforma ou através de outra empresa, os hóspedes devem comunicar a ocorrência. E se não tiverem a certeza se pagaram a reserva fora da Airbnb, podem verificar se a reserva foi reservada através da Airbnb;
5 – Pedir recomendações aos anfitriões.
Quando os hóspedes estão a planear a sua viagem, podem pedir ajuda ao seu anfitrião. Afinal de contas, os anfitriões são peritos locais! Os anfitriões podem ajudar os hóspedes com detalhes sobre as atracções locais, restaurantes nas proximidades, incluindo lugares que oferecem refeições ao ar livre, para ajudar os hóspedes a apreciar a gastronomia local em segurança.
Através da plataforma Airbnb, qualquer hóspede pode contactar um anfitrião antes de fazer uma reserva, enviando uma mensagem. E, uma vez confirmada a reserva, os hóspedes podem continuar a falar com os anfitriões até a estadia terminar.
6 – Fazer a reserva com antecedência.
Se os viajantes estiverem a ponderar fazer férias de Verão, a reserva antecipada pode garantir que podem encontrar o alojamento que desejam, onde quer que queiram ir. Com a nova ferramenta Datas Flexíveis, os utilizadores podem também procurar alojamento de uma forma totalmente nova, procurando novas opções como uma escapadinha de fim-de-semana, uma semana de férias, ou mesmo estadias mensais. Isso permitirá aos hóspedes ver mais opções enquanto se mantêm flexíveis nas datas exactas da sua viagem, para que esta se adapte às suas agendas.