Pesquisa online é o pilar do marketing contemporâneo

Os consumidores estão a alterar o comportamento de pesquisa online e 54% afirma que não existe uma plataforma unificada que corresponda a todas as suas necessidades. Esta nova realidade leva os profissionais de marketing a encararem a pesquisa como uma ferramenta vital para chegar a novos consumidores. Esta é uma das principais conclusões do mais recente estudo da Omnicom Media Group, “The Future of Search”, que analisou o panorama dos motores de pesquisa, considerando a sua evolução cultural e tecnológica, bem como os padrões de comportamento dos consumidores.

O cenário da utilização crescente de smartphones, do consumo de conteúdos rápidos, leves e interativos e da procura por formas de conexão imediata influenciam fortemente os comportamentos de pesquisa dos consumidores, com 76% dos inqueridos a referir uma maior preferência por plataformas de e-commerce, como a Amazon, para procurarem os seus bens de consumo.

As ferramentas de Inteligência Artificial (IA), como o ChatGPT, também revelam ser uma tendência crescente, com 40% dos consumidores a utilizar estas plataformas para satisfazer as suas necessidades de pesquisa e, simultaneamente, usufruir de uma experiência de interação e de conversação mais dinâmica.

Segue-se a utilização de Smart TVs com funções de pesquisa integrada, que permitem que 38% dos inquiridos procure informações sobre conteúdos de entretenimento. Paralelamente, regista-se uma diferença geracional entre os consumidores, com 33% da geração Z e 28% dos millennials a afirmar ter substituído os motores de busca pelas plataformas de redes sociais.

OU seja, o “Search” tem evoluído profundamente num ecossistema fragmentado, ocorrendo ao longo de todo o ciclo de compra e perante um contexto de comportamentos do consumidor cada vez mais diversificados e individualizados, impulsionados na era dos smartphones e da hiperconectividade.

Sempre atenta aos desafios que a comunicação das marcas nos coloca diariamente, o Omnicom Media Group, em colaboração com o Google, desenvolveu 2 soluções, pioneiras no mercado, e alavancadas em tecnologia de IA :

Planeamento com base no SOV do volume de pesquisa da marca versus concorrência;
Next Generation Search agent:

Permite criar novos conjuntos de key words, recomendar públicos alvo e segmentações baseadas no OMNI Audiences (sistema operativo, proprietário da OMG), para posteriormente desenvolver de conteúdos criativos (textos, imagens, vídeos), mais alinhados com a expetativa do consumidor.

Segundo o Google surgem diariamente cerca de 15% novas pesquisas. Com estes recursos a OMG, terá uma maior capacidade para identificar tendências e ativá-las mais rapidamente.

As novas ferramentas vão começar a ser disponibilizadas durante o primeiro trimestre de 2025, nos Estados Unidos, estando também prevista a sua expansão na Europa.

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