Pernod Ricard diz adeus aos vinhos com venda a empresa australiana

A gigante das bebidas alcoólicas, com marcas como Ballantine’s, Beefeater e Seagram’s, divulgou a venda do seu negócio estratégico de vinhos internacionais à Australian Wines Holdco Limited (AWL), um consórcio de investidores institucionais de todo o mundo que também detém a Accolade Wines.

O negócio, que se encontra na fase inicial, envolve um vasto portefólio de marcas de vinho premium pertencentes à Pernod Ricard Winemakers, incluindo adegas espanholas, como a Campo Viejo, Ysios, Tarsus e Azpilicueta.

A actividade a adquirir pelo consórcio australiano inclui, igualmente, as vinhas e adegas de outras marcas, como Jacob’s Creek, Orlando e St Hugo, na Austrália, e Stoneleigh, Brancott Estate e Church Road, na Nova Zelândia. No total, terá uma produção anual de mais de dez milhões de caixas de nove litros provenientes de três países.

A empresa francesa sublinha que este acordo faz parte de uma estratégia centrada na concentração dos seus esforços e investimentos na carteira de marcas de bebidas espirituosas, e champanhe de qualidade superior, que impulsionam o crescimento da sua actividade, com nomes como G.H. Mumm, Chivas, Absolut e Martell.

No que diz respeito ao comprador, trata-se de uma empresa internacional com um plano centrado na comercialização de vinhos. Uma estratégia que irá proporcionar às adegas adquiridas o enfoque necessário para reforçar a sua posição e tirar partido de novas oportunidades internacionais.

De acordo com a Pernod Ricard, a conclusão desta transacção está prevista para o segundo semestre de 2025. O montante do negócio ainda não é conhecido sendo que o negócio está ainda sujeito ao cumprimento das condições contratuais habituais, incluindo as autorizações legais pertinentes.

“Estamos muito satisfeitos por termos encontrado na Australian Wines Limited uma das principais empresas vinícolas do mundo, um parceiro ambicioso cuja estratégia será ainda mais reforçada pelo nosso promissor portefólio. Estamos convencidos de que eles vão aproveitar o sucesso que temos semeado ao longo dos anos”, afirma Alexandre Ricard, Presidente e CEO da multinacional.

Artigos relacionados