Pergunte o futuro ao Google
A mais recente experiência que o Google tem a oferecer aos seus utilizadores passa por responder a perguntas sobre o futuro. Num site criado especialmente para esta iniciativa, o motor de busca dá a ilusão de que é possível deixar questões mas assim que se começa a escrever, o campo é automaticamente preenchido com perguntas como “Voltarei a ver a minha família?” e “Haverá um sítio onde me aceitem?”.
Porquê? Esta página é, na verdade, uma forma da Google sensibilizar os internautas para a crise dos refugiados, fazendo com que as pessoas sejam automaticamente redireccionadas para outra página onde a tecnológica declara: “É claro que não conseguimos prever o seu futuro! Mas 60 milhões de refugiados questionam-se todos os dias se terão um futuro de todo.”
Por isso, explica a Google, utilizaram um site falso para chamar a atenção porque, aparentemente, os utilizadores estão mais preocupados com os seus próprios futuros do que no dos refugiados. No fim, é pedido ainda que se doe tempo, dinheiro ou amor e que se partilhe nas redes sociais esta mensagem.