Perfumes & Companhia: Ao serviço da beleza e do bem-estar

Com um percurso de quase três décadas, são muitos os momentos-chave que a Perfumes & Companhia se orgulha de recordar. Segundo refere Isabel Costa Cabral, directora de Marketing da Perfumes & Companhia, «em 1997 foi o ano de início da cadeia Perfumes & Companhia com a abertura da primeira loja da insígnia no C.C. Arrábida Shopping. Foi claramente um marco para a transição para as perfumarias de livre serviço, onde o cliente pode experimentar qualquer produto, circulando sem inibições pela loja, contando sempre com um aconselhamento especializado».

A entrada no novo século foi igualmente relevante para a marca, na medida em que lançaram, não só o primeiro cartão fidelidade Perfumes & Companhia, como a revista em nome próprio. «Durante a primeira década dos anos 2000 houve também a aquisição de várias outras cadeias de perfumaria, como a Anita Perfumarias, a 5.ª Essência e a Mars. Em 2011, antecipando já a vocação da cadeia para o serviço, abrimos o primeiro cabeleireiro & spa, oferecendo uma proposta de beleza ainda mais completa. Nesse ano chegava também a loja online, que tem sido alvo de renovações constantes. Em 2017, houve o rebranding da marca numa óptica de modernização, respeitando o carácter de proximidade que identifica tanto a cadeia», acrescenta a responsável.

Num mercado em permanente evolução, como é o da cosmética, os últimos anos da Perfumes & Companhia têm sido pautados, tanto pela sua expansão como pela sua inovação, nomeadamente, pelo alargamento a novas categorias e produtos, introdução de marcas naturais e sustentáveis, renovação de lojas, activação de novas dinâmicas entre outras actualizações. Contudo, a marca reconhece que é um processo contínuo: «Acreditamos que ainda há muito por fazer e procuramos sempre introduzir melhorias para responder melhor às necessidades do nosso consumidor», reforça Isabel Costa Cabral. Um consumidor cada vez mais exigente e ciente das suas necessidades, e que é o grande foco da cadeia. Um ponto central que já deu à marca o merecido retorno – o “Prémio Cinco Estrelas, Escolha do Consumidor” e o “1000 Companies To Inspire Europe da London Stock Exchange”.

FOCO NO CONSUMIDOR

No que diz respeito aos factores de diferenciação da organização face a outros concorrentes do sector, o serviço está no topo da lista. «Procuramos investir muito na formação das nossas equipas e também na capilaridade da nossa rede. Estamos próximos dos portugueses, oferecendo uma gama alargada de produtos e também pela presença em todo o país com mais de 130 lojas», acrescenta Isabel Costa Cabral.

Para além das lojas físicas, a loja online da cadeia funciona como vitrine de toda a rede Perfumes & Companhia, nesse sentido, a empresa aposta fortemente na sua eficiência, principalmente, ao nível da logística, com respostas rápidas e ágeis e um apoio ao cliente eficaz. Acelerar o negócio online é, assim, um dos objectivos ainda por alcançar a par da modernização da rede de lojas e a consolidação dos pilares da marca: serviço, fidelização e inovação.

TEMPOS DESAFIANTES

Para todos os negócios, cujos serviços e produtos não são essenciais, a actual instabilidade macroeconómica tem-se revelado um desafio. A Perfumes & Companhia não é excepção: «Os últimos anos foram um verdadeiro repto. Primeiro, uma pandemia, depois uma guerra e, agora, o tema da inflação, que é particularmente relevante em algumas das matérias-primas que mais usamos – como o vidro dos frascos. Também existe um enorme desafio ao nível da disponibilidade de produto. Todos somos desafiados com o facto do nosso dinheiro valer menos e com o mesmo valor não comprarmos o mesmo que comprávamos antes. Faz parte do nosso posicionamento de serviço apresentar soluções a todos os clientes que entram nas nossas lojas, seja qual for o seu orçamento. Aqui, encontrará uma solução de qualidade para as suas necessidades», conclui a responsável.

Este artigo faz parte do Caderno Especial “Empresas 100% Portuguesas”, publicado na edição de Abril (n.º 321) da Marketeer.

Artigos relacionados