PepsiCo integra coligação pela sustentabilidade alimentar
São 50 as empresas, universidades e parceiros científicos responsáveis por formar uma nova coligação europeia que tem como missão construir um sistema alimentar mais sustentável, a EIT Food. Da lista de membros fazem parte marcas como a PepsiCo, cuja vice-presidente senior de I&D na área de Nutrição assumirá o cargo de CEO interina na coligação.
O EIT Food é uma iniciativa do Instituto Europeu para a Inovação e Tecnologia (EIT) e resulta do concurso pan-europeu Food4Future. O objectivo é criar um “ecossistema de inovação alimentar de confiança para apoiar os consumidores no seu direito a uma dieta mais saudável e ambientalmente sustentável”, de acordo com comunicado.
Tanto a PepsiCo como os restantes membros, provenientes de 13 países, comprometem-se a modificar a forma como os alimentos são produzidos, distribuídos e consumidos na Europa. Está planeado um investimento de cerca de 1,2 mil milhões de euros no prazo de sete anos por parte da EIT Food. O EIT deverá investir 400 milhões de euros adicionais.
“FoodConnects Assistant”, “The Web of Food”, “Your Fork2Farm” e “Agenda Zero Desperdício” são os primeiros quarto programas a ser implementados, pensados para temas como digitalização do sistema alimentar e bio-economia circular.
Da lista de 50 empresas constam ainda nomes como Katholieke Universiteit Leuven, Siemens Aktiengesellschaft e Strauss Group.