Pepsi revela o seu plano para conquistar o mundo

pepsi4Um em cada dois refrigerantes consumidos no mundo tem a assinatura da Coca-Cola, ao passo que menos do que um em quatro tem o carimbo da Pepsi.

Agora e, em parte, dado o advento da digitalização, a PepsiCo quer apostar num futuro mais global. Assim, está já o traçar a primeira campanha mundial para a sua marca flagship, cujo lançamento está previsto para o próximo ano, adianta a Advertising Age. A empresa tem também procurado “apimentar” o impulso internacional da sua insígnia Gatorade e levado a cabo uma ambiciosa reestruturação executiva com vista à identificação de percepções globais de longo alcance e actuação mais célere sobre as mesmas.

«Há uma lógica real para esta loucura», garantiu Massimo d’Amore, CEO da PepsiCo Beverages para o continente americano, reconhecendo os ventos de mudança registados nos últimos anos, tanto na empresa como, em particular, na divisão de bebidas, avaliada em cerca de 20 mil milhões de dólares (mais de 14 mil milhões de euros).

A criação de um Global Beverage Group assume-se como uma mudança estratégica e um “ritual de passagem” para a companhia, afirmou Massimo d’Amore. De facto, e como destacou o responsável, a PepsiCo está em fase de transição de uma estrutura multi-regional para a de uma empresa global. Em análise está também um Global Snack Group.

As estruturas da PepsiCo Americas Foods, PepsiCo Americas Beverages, das regiões da Europa e Ásia, Médio Oriente e África continuam a existir. Mas o Global Beverage Group operará de forma transversal a essas divisões, estando ainda a seu cargo a idealização abrangente no que toca a inovação e programas de marketing com a duração de 12 a 36 – se não mesmo 48 – meses. Em contrapartida, os grupos regionais estão encarregues de pensar acções com 0 a 12 meses de duração, garantiu o CEO da PepsiCo Beverages para o continente americano.

A cargo das novas equipas globais estará a inovação e a identificação de tendências locais que possam ganhar ramificações globais, bem como a condução de campanhas à escala mundial. O primeiro impulso global da Pepsi está previsto para o primeiro trimestre de 2012. Um briefing criativo já foi posto em circulação tanto na BBDO, que trabalha a Pepsi em mercados internacionais, como na TBWA/Chiat/Day, que trabalha a insígnia nos EUA.

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