Pepsi dá pontapé de saída, mesmo não estando “apurada”
Apesar do Campeonato de Mundo de Futebol, na África do Sul, ser só no próximo ano, Pepsi e Coca-Cola já alinham estratégias de comunicação. O maior evento do mundo de futebol conta com o patrocínio oficial da Coca-Cola. Mas isso não impede a Pepsi de trabalhar em força a sua comunicação com alusão ao evento – uma prática considerada pelos especialistas como “ambush marketing”.
A Pepsi prepara uma campanha de marketing global, segundo avança a revista de Marketing britânica. Com uma campanha centrada no futebol e na África do Sul, será lançada uma canção solidária intitulada de “Oh Africa”, já em Janeiro. O spot televisivo arranca em Março ao som da canção solidária, para preparar o arranque do começo do evento em Junho.
Com a música no centro da sua estratégia para o Mundial de Futebol, a Pepsi vai lançar uma competição online, oferecendo aos usuários a oportunidade de cantar o tema junto de artistas como Akon, Keri Hilson e o Soweto Gospel Choir, a ser gravada num estúdio discográfico em Los Angeles.
Não será então de estranhar, que a Coca-Cola também esteja a preparar uma canção, sob o nome de “Wave & Flag”. A campanha está centrada no “celebrar” dos fãs e dos jogadores, através de uma campanha interactiva – “Celebration Award”. Cada vez que um jogador celebrar um golo a dançar, será feito o upload desse momento em vídeo, para os fãs poderem votar no seu favorito. Por cada voto, a multinacional compromete-se a fazer um donativo para um programa educativo.
Não é a primeira vez que a Pepsi segue esta estratégia. Recorda-se que no Mundial de Futebol em 2006, na Alemanha, a Coca-Cola era patrocinadora oficial, enquanto a sua concorrente lançava a campanha “Pepsi Max World Challenge”.