Pepper, o robô que lê as emoções humanas

pepper_rsA empresa de telecomunicações e internet japonesa Softbank apresentou um robô para uso pessoal que, garante a companhia, consegue ler e expressar emoções.

O robô foi baptizado de Pepper e usa um “motor emocional” e um sistema de inteligência artifical baseado na nuvem que lhe permitem analisar gestos, expressões e tons de voz. A empresa garante que as pessoas conseguirão comunicar com o robô “tal como o fazem com amigos e familiares” e poderá desempenhar várias tarefas, tais como baby-sitter, enfermeiro ou até mesmo… companheiro de festas.

«As pessoas descrevem os robôs como não tendo emoções nem coração. Pela primeira vez na história da humanidade, estamos a dar estas características a um robô», afirmou Masayoshi Son, CEO do Softbank, citado pela BBC. A tecnologia cloud permitirá ao robô partilhar dados para desenvolver as suas próprias capacidades emocionais. De acordo com a Softbank, nenhuma informação sobre o dono será partilhada com a empresa.

Segundo a companhia nipónica, o robô será colocado à venda já a partir de Fevereiro de 2015 por cerca de 1.400 euros. Mas a partir do final desta semana, a empresa terá protótipos em duas das suas lojas, onde os consumidores poderão ver e interagir com o robô.

O Pepper foi desenvolvido pela empresa de robótica francesa Aldebaran, onde a Softbank detém uma participação desde 2012, e será fabricado pela Hon Hai Precision Industry Co Ltd., de Taiwan.

O Japão é um dos maiores mercados de robótica do mundo. De acordo com um relatório do ministério do comércio daquele país, este mercado valia 6,2 mil milhões de euros em 2012, estando previsto que este valor mais do que triplique até 2020.

Para além da Softbank, também a fabricante automóvel Honda está a desenvolver um robô para uso pessoal, o Asimo, que ficou célebre por ter jogado futebol com o presidente norte-americano Barack Obama, durante a sua mais recente visita ao Japão. Já a ActiveLink, uma subsidiária da Panasonic, tem desenvolvido robôs que ajudam humanos a realizar tarefas manuais.

Veja aqui o vídeo de apresentação do Pepper:

Ler Mais
pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...