Pensa bem antes de mergulhar? Santa Casa quer ajudar a evitar paraplegia

Com o Verão chegam também os dias mais quentes e os mergulhos no mar ou nos rios, cenário que pode resultar em diversão ou em tragédia. Isso mesmo lembra a campanha de comunicação lançada hoje pela Santa Casa da Misericódia de Lisboa (SCML) tendo em vista a sensibilização dos portugueses para comportamentos mais seguros.

“Mede as consequências. Mergulha em segurança” é o mote do trabalho, que sublinha também que “o fundo pode não estar tão longe como pensas”. Para retratar melhor esta possibilidade, foi criado um vídeo que mostra uma pessoa a saltar em direcção à água sem conhecer bem aquilo que o espera.

Esta não é a primeira vez que a SCML alerta para a necessidade de mergulhar em segurança, tendo desenvolvido uma parceria com a Sociedade Portuguesa de Ortopedia e Traumatologia (SPOT) já em 2013. Desde então, uma nova campanha é lançada regularmente, com especial foco nos mais jovens.

O objectivo é prevenir lesões vertebro-medulares provocadas por acidentes relacionados com mergulhos mal calculados, quer seja em piscinas, praias ou outras zonas balneares, costeiras ou fluviais. Recorde-se que estas constituem uma das maiores causas de situações graves de paraplegia e tetraplegia.

A campanha deste ano foi totalmente produzida, realizada e editada pela Direcção de Comunicação e Marcas da Santa Casa. A divulgação está prevista para vários meios.

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