Pela ‘objectiva’ da sustentabilidade: o poder do storytelling visual

Por Adam Pensotti, head of Canon Young People Programme, Canon EMEA

Sendo uma linguagem universal reconhecida pela sua eficácia a transmitir mensagens e aproximar as pessoas, a fotografia é há muito tempo um poderoso impulsionador de mudanças. Temos mudado o mundo através de imagens – desde a primeira fotografia da Terra captada do espaço ao degelo dos glaciares polares, o poder do storytelling visual não deve ser subestimado.

O storytelling visual tem desempenhado um papel especialmente significativo no que toca ao movimento ambientalista. Muitos associam o início deste a uma fotografia tirada em 1968, “Earthrise” – uma imagem do nosso planeta visto do espaço que captou perfeitamente o sentimento de uma população unida para fazer frente às alterações climáticas. Desde então, esta imagem tem ajudado a sensibilizar para as narrativas de sustentabilidade, mostrar a verdade e reforçar, perante uma audiência global, a necessidade de agir em prol de uma mudança positiva a longo prazo.

No ano passado, na COP 27, os líderes globais voltaram a salientar a necessidade de colaborarmos para proteger o nosso planeta e pessoas, dando prioridade à justiça e à ambição. Se quisermos continuar a progredir neste objectivo, precisamos de utilizar as ferramentas de que já dispomos para inspirar uma mudança real e impactante. Uma forma de o fazer à escala global é, precisamente, através do poder do storytelling visual.

As imagens influenciam a forma como vemos o mundo à nossa volta

É inegável que as imagens têm um grande poder. Quando falamos de sustentabilidade e acção climática, provavelmente todos pensamos em imagens fortes que nos tocaram a alma – sejam os gigantes incêndios florestais na Austrália em 2021, ou as constantes dezenas de garrafas espalhadas nas praias ou tartarugas presas em sacos de plástico. As imagens fazem parte do nosso dia-a-dia e não devemos subestimar a influência que têm para impulsionar mudanças.

O storytelling visual não pretende apenas enraizar uma fotografia na nossa mente ou tentar provocar uma resposta emotiva; claro que essas também são peças do puzzle, mas uma grande parte deste conceito tem a ver com educação – aumentar a sensibilização para questões importantes e criar oportunidades acessíveis para que pessoas de todas as origens possam expressar as suas ideias, convicções e o que realmente lhes importa. Para construirmos a nossa percepção e compreensão da história e de países que nunca visitámos, por exemplo, confiamos naquilo que vemos.

Assim sendo, proporcionar oportunidades e encorajar a actividade fotográfica permitirá construir ligações entre as pessoas e os locais onde vivem, o que se torna incrivelmente valioso para difundir conhecimentos e inspirar os outros a agir em prol de um mundo melhor.

Inspirar uma nova geração de agentes de mudança

Actualmente, a generalidade dos jovens é incrivelmente versada em comunicar através de imagens, partilhando as suas vidas nas redes sociais, ou mesmo no mundo real. A Geração Z é também a mais informada, apaixonada e consciente em relação ao ambiente que alguma vez vimos – e amplamente conhecida por utilizar plataformas baseadas em imagens para partilhar ideias, informação e histórias. A prevalência e a importância do storytelling visual online foram também de certa forma legitimadas pela ONU, que reconheceu o acesso à Internet como um direito humano básico, para que todos possam aprender, expressar-se e dar voz às suas ideias.

Para apoiar este valioso meio de expressão e encorajar a sua utilização para o bem, as gerações mais velhas devem incentivar as mais jovens a falar sobre os problemas que veem no mundo e a aprender que podem contribuir para a mudança.

Em suma, o storytelling visual tem ajudado a ultrapassar barreiras no conhecimento, aproximando as pessoas para que discutam as questões urgentes que impactam as comunidades locais e globais. Se quisermos continuar a mudar o mundo, precisamos de capacitar os jovens e apoiá-los para que recorram a imagens fortes para comunicar realidades importantes, como os assuntos prementes da sustentabilidade e da urgência climática.

O storytelling visual tem o poder de dar novos significados às palavras. A fotografia, o vídeo e outras formas de artes visuais conseguem desafiar as nossas crenças e provocar sentimentos e emoções em relação a diversos temas. Recorrer a técnicas visuais pode, portanto, permitir-nos contar histórias, influenciar quem nos rodeia e mudar o mundo. Como se costuma dizer, e é mesmo verdade – “uma imagem vale mais do que mil palavras”…

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