
Pedro Nuno Santos lidera exposição mediática em fevereiro. André Ventura e Luís Montenegro completam o pódio
Em fevereiro de 2025, Pedro Nuno Santos, o secretário-geral do PS, liderou o top de exposição mediática. De acordo com os dados do serviço Telenews, da MediaMonitor, o ppolítoco protagonizou 125 notícias de 5 horas e 29 minutos de duração durante o mês.
É importante referir que, esta análise exclui eventuais programas, debates ou entrevistas realizadas no período e que na contabilização se considera o tempo total de duração da notícia.
Com valores muito próximos, o presidente do Chega, André Ventura, foi segundo, com 114 notícias de 5 horas e 29 minutos de duração. Já o primeiro-ministro, Luís Montenegro, registou a terceira posição, protagonizando 114 notícias de 5 horas e 24 minutos de duração.
O presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, foi quarto, com 100 notícias de 4 horas e 20 minutos de duração, e Rui Rocha, presidente da Iniciativa Liberal, ocupou a quinta posição, intervindo na primeira pessoa em 71 notícias com 3 horas e 25 minutos de duração.
Mariana Mortágua (coordenadora do Bloco de Esquerda), Ana Paula Martins (ministra da Saúde), Hugo Soares (Secretário-Geral do PSD), Marques Mendes (candidato à presidência da República) e António Leitão Amaro (ministro da Presidência), completam a lista dos 10 nomes que protagonizaram notícias de maior duração total durante o mês de fevereiro de 2025.
Esta análise considera apenas os serviços regulares de informação dos canais em análise durante o mês de fevereiro de 2025. Em estudo, estão o “Jornal da Tarde”, o “TeleJornal” e “Portugal em Directo” (RTP1), o “Jornal 2” (RTP2), o “Primeiro Jornal”, o “Jornal da Noite” (SIC), o “Jornal Nacional” e o “TVI Jornal “(TVI).
Para que uma individualidade seja considerada protagonista de uma notícia, a sua intervenção na mesma deve ser direta e uma notícia pode ter mais do que um protagonista associado. As intervenções de comentadores televisivos com espaços fixos não são consideradas nesta análise.