Pavimentos de cortiça no London Design Festival
A cortiça portuguesa voltou a marcar presença no London Design Festival, com um projecto que resulta da parceria entre a Corticeira Amorim e o estúdio de design e arquitectura FAT – Fashion Architecture Taste.
O projecto, que foi desenvolvido a partir de um piso de cortiça natural, pode ser visto na ponte das Galerias Medievais e Renascentistas do V&A Museum, o principal palco do evento. Apresentando uma abordagem vanguardista de um piso de cortiça, o projecto convida o visitante a descobrir as propriedades visuais e tácteis da cortiça, desafiando, em simultâneo, a percepção existente do material. Será ainda possível testemunhar outras mais-valias de um piso de cortiça, entre as quais se destacam a performance de isolamento, aos níveis térmico e acústico. O piso é composto por uma série de mosaicos de cortiça, dispostos de forma a criarem um padrão geométrico visual de repetição, baseado na própria estrutura celular da cortiça. Coincidentemente, o padrão remete também para certos traços arquitectónicos da região do Douro, onde é frequente encontrar padrões de azulejos geométricos.
«A Corticeira Amorim é o maior produtor mundial e o mais interessante player desta indústria. Estes são os motivos pelos quais quisemos fazer esta parceria para este projecto que, de uma forma ambiciosa, demonstra o potencial da cortiça. Trabalhar com o V&A Museum e com o estúdio FAT resultou no melhor piso de cortiça que alguma vez vi», explicou, na inauguração oficial, Ben Evans, director do London Design Festival.