Patrocinadores já têm retorno dos Jogos Olímpicos
De acordo com o Olympic Sponsorship Study, investigação que está a ser coordenada pela Havas Sports & Entertainment (HS&E), os Jogos Olímpicos de Londres já estão a trazer fortalecimento de marca e benefícios comerciais aos seus patrocinadores. O estudo mostra um aumento entre 20 e 50% na percepção positiva dos consumidores em relação às marcas que patrocinam o evento.
Ao que a empresa pôde apurar, entre os impactados pelas acções há cerca de 50% maior probabilidade de considerar uma marca “inspiradora” e “confiável”, e 25% maior propensão para avaliar os patrocinadores como “admiráveis”. Ao todo, 50% mostrou uma maior tendência para comprar um produto de um patrocinador oficial.
Os dados serão apresentados entre os dias 27 de Julho e 12 de Agosto, período em que estarão a decorrer os Jogos Olímpicos, na HS&E House, em Londres, no âmbito de uma série de seminários que reunirá especialistas de desporto e órgãos governamentais. Entre os oradores estarão representantes de empresas como Coca-Cola, P&G, YouTube, Visa, Heineken, Twitter e NBA.
Como informa a Exame brasileira, o estudo será concluído no próximo ano, abrangendo nove etapas até Agosto de 2013. O método de pesquisa envolve questionários online a uma amostra de mil adultos do Reino Unido. Em cada fase será medida a percepção dos consumidores em relação às marcas e programas de activação dos patrocinadores oficiais dos jogos. Além disso, a imagem da empresa, a intenção de compra e a propriedade do produto serão também analisadas.