Passaporte e reforço dos embaixadores na promoção do Alentejo
Fernanda Serrano, Nicolau Breyner, João Adelino Faria, Tim e Rui Porto Nunes são os novos rostos convidados pela Entidade Regional do Turismo do Alentejo (E.R.T. Alentejo) para serem embaixadores desta região. Juntam-se assim aos 10 embaixadores que desde o ano passado representam o Alentejo: Paulo Pires, José Carlos Malato, Margarida Vila-Nova, Rui Nabeiro, Paco Bandeira, Filipe Duarte, Duquesa de Cadaval, Eduardo Dâmaso, Sandra Barata Belo e João Cutileiro.
“Sou alentejano de nascença e espero que se sintam tão bem no Alentejo como eu me sinto e que voltem”, disse o músico dos Xutos & Pontapés como justificação para ter aceite ser embaixador da região. Já Nicolau Breyner disse que “ser-se alentejano é um estado de espírito: paisagem, cheiros, mar, pessoas… Eu não sou embaixador a partir de agora, já o sou há muito tempo”.
“Temos embaixadores que são alentejanos de nascimentos, outros que têm lá casas e outros ainda que têm paixão especial pelo Alentejo”, explicou António Ceia da Silva, o presidente da Região de Turismo do Alentejo. Bernardo Trindade, secretário de Estado do Turismo, referiu que o seu objectivo é ter 10 milhões de embaixadores para Portugal. Este responsável recordou que em 2009 o turismo português teve uma trajectória ascendente e que o Alentejo foi a região que mais cresceu (4,6% face aos valores de 2008 sobre as dormidas nos estabelecimentos hoteleiros). “Se cada um de nós assumir as suas responsabilidades Portugal cresce e o turismo também”, referiu.
Mas a campanha “No Alentejo Há Mais” deste ano não se fica pela apresentação de novas caras. A partir do dia 8 de Março será exibido um spot publicitário na televisão e arrancará a distribuição de flyers nos postos de turismo da região e aderentes da campanha. Haverá ainda comunicação em centros comerciais a divulgar não só a campanha como um dos seus elementos: o passaporte. “Com o filme em televisão esperamos ter mais notoriedade para a campanha No Alentejo Há Mais”, disse na apresentação à imprensa António Ceia da Silva. Nesta campanha a região pretende chegar a quatro segmentos de mercado com propostas que lhes são dirigidas: romance, família, acção e sénior.
A campanha “No Alentejo Há Mais” vai continuar até 2011 pretendendo aumentar as vantagens para os turistas, aumentar o número de aderentes à campanha e introduzir o elemento Passaporte para estimular a fidelização.
Com o Passaporte “No Alentejo Há Mais os visitantes podem habilitar-se a 250 fins-de-semana, sorteados a partir de Setembro e a decorrer ao longo de 2011. Para se habilitar ao sorteio, o visitante deve recolher carimbos junto das entidades aderentes após a compra dos respectivos serviços. Os turistas, beneficiam ainda de vantagens como uma noite grátis após uma estadia de duas noites, sobremesas grátis e entradas grátis em museus.
Cerca de 400 mil euros é o investimento na campanha “No Alentejo Há Mais” que está inserido no investimento de 6,4 milhões de euros previstos para 2010, que será distribuído pelas várias iniciativas da E.R.T. Alentejo.