“Partilhar o Futuro” é o desafio do Turismo
Está escolhido o tema para o 41.º Congresso da Associação Portuguesa das Agências de Viagens e Turismo (APAVT). “Partilhar o Futuro” é o mote de um encontro que decorrerá entre 3 e 6 de Dezembro no Palácio de Congressos do Algarve, unidade do grupo Nau Hotels & Resorts em Albufeira.
Este ano, o congresso da APAVT conta, para além do grupo hoteleiro Nau Hotels & Resorts, com o apoio da Região de Turismo do Algarve (RTA). As inscrições estão abertas desde hoje, sendo que a organização prevê a presença de cerca de 500 participantes.
O encontro servirá para debater o futuro do País como destino turístico, com especial enfoque na região algarvia, que este ano deverá atingir um recorde de 17 milhões de dormidas, segundo as estimativas da RTA. Pela primeira vez, serão abordados temas como a economia partilhada ou o futuro da TAP.
«Não queremos ser unicamente um congresso dos agentes de viagens. Este é um encontro de todo o sector do Turismo», sublinhou Pedro Costa Ferreira, presidente da APAVT, num encontro com jornalistas que decorreu em Lisboa.
O 41.º Congresso da APAVT contará, ao longo dos quatro dias, com a presença de oradores como Desidério Silva (presidente da RTA), João Cotrim de Figueiredo (presidente do Turismo de Portugal), Carlos Costa (Nau Hotels & Resorts), Duarte Correia (TUI), Mário Candeias (Pestana Hotels), Gilberto Jordan (Grupo André Jordan), Manolis Pssaros (consultor grego) e Christian Barrin (director executivo da Hotrec), entre outros.
Sobre o panorama actual do sector do Turismo português, Pedro Costa Ferreira frisou que este ano tem sido de «recuperação sustentável». «Em 2013 batemos no fundo, em 2014 demos o primeiro sinal de recuperação e em 2015 consolidamos esta recuperação», acrescentou o responsável, que atribui esta tendência à «recuperação da confiança do consumidor».
Texto de Daniel Almeida