Para onde vai o orçamento de marketing em 2022? Vídeo online e influenciadores lideram
As empresas já estão a planear o próximo ano, a tentar perceber quais serão os canais mais importantes e para onde devem direccionar o investimento. Quando se fala de marketing, o maior aumento previsto está relacionado com os anúncios de vídeo para ambiente online, cujo investimento deverá crescer 78% a nível mundial.
Seguem-se os conteúdos comerciais em associação com influenciadores (71%), os anúncios em stories nas redes sociais (70%), os anúncios nos feeds das redes sociais (68%) e os anúncios exibidos em streaming através de televisões inteligentes (56%).
Os dados são da Kantar, que dá conta também de um aumento do investimento em termos de anúncios no formato online display (55%), anúncios em podcasts (45%) e anúncios em outdoors ou billboards digitais (35%).
Com aumentos mais moderados surgem os produtos integrados em programas de televisão, formato também conhecido como product placement, (24%), anúncios tradicionais de televisão (18%), patrocínio a programas de televisão (14%) e anúncios em outdoors/billboards (6%).
No sentido inverso, as marcas planeiam reduzir o investimento em anúncios de rádio (-8%), patrocínios a eventos (-18%), anúncios em cinema (-20%), anúncios em revistas (-53%) e anúncios em jornais (-55%).
Segundo o WARC, que dá conta dos dados, o interesse pelo mundo online poderá beneficiar particularmente plataformas como o YouTube, Instagram e TikTok, que têm sabido combinar as componentes de vídeo, criação e social.