Para a EDP, esta ideia vale 50 mil euros

Equipa vencedora EDP Inovação_2Chama-se InSwitch e é o projecto vencedor do Prémio EDP Inovação 2013, tendo arrecadado um prémio monetário de 50 mil euros. A equipa vencedora desenvolveu um dispositivo electrónico que permite poupanças de energia em motores eléctricos.

O projecto InSwitch surgiu no âmbito do projecto final de curso de Engenharia Electrotécnica de três dos membros da equipa: José Guarino, Miguel Oliveira e Ricardo Ferreira. De acordo com os seus promotores, o dispositivo – que ainda se encontra em fase de protótipo – permite uma poupança de energia entre 15 e 20%, dependendo do nível de carga do motor e da sua variação ao longo do período de trabalho.

“A fiabilidade, baixos custos e pequenas dimensões são algumas das características que diferenciam o dispositivo electrónico que promete poupanças de energia em motores eléctricos, melhorias no factor da potência e uma redução de custos de manutenção – factos atestados pelas duas patentes que a InSwitch já possui”, sublinha a EDP em nota de imprensa.

Além do cheque de 50 mil euros, a equipa vencedora recebeu uma viagem a São Paulo, onde terá a “oportunidade de apresentar o seu projecto à EDP Brasil, estabelecer uma nova rede de contactos e dar continuidade ao êxito do InSwitch”, refere a energética.

Nesta quinta edição do Prémio EDP Inovação 2013, o painel de finalistas ficou completo com os projectos Energy Click e Enhanced WT. O primeiro consiste num equipamento utilizado na produção de energia térmica através de lamelas rotativas ocas instaladas em espaços ventilados. “Esta tecnologia, baseada num princípio de colectores solares instalados em vez de superfícies transparentes, aproveita as potencialidades quer dos coletores, quer da energia disponível em superfícies transparentes sujeitas e radiação solar directa”, explica a EDP. Já o projecto Enhanced WT consiste num dispositivo convergente-divergente que aumenta o rendimento da produção de electricidade de aerogeradores de pequena potência, reduzindo simultaneamente o ruído destes equipamentos.

Os três finalistas tornar-se-ão associados durante um ano, sem custos, do EnergyIN, pólo de competitividade na área das energias.

Recorde que o prémio EDP Inovação pretende incentivar o empreendedorismo e o desenvolvimento de novos projectos empresariais focados em inovação tecnológica, particularmente na área das tecnologias limpas no sector da energia.

Artigos relacionados