Papa Francisco inclui Inteligência Artificial nas orações
“Rezamos que o progresso dos robôs e da inteligência artificil possa sempre servir a Humanidade.” Quem seguir o guia mensal de intenções do Papa Francisco encontrará esta descrição no mês de Novembro, o que significa que parte do momento de oração dos cidadãos católicos deverá ser dedicado a novas tecnologias durante os próximos dias.
Todos os anos, o Papa desenha um guia com intenções de oração para cada mês, criando uma espécie de corrente com milhões de pessoas a rezar pelo mesmo motivo em simultâneo. Em Janeiro, por exemplo, a intenção era promover a paz a nível mundial, ao passo que em Abril a sugestão passava por rezar por quem sofre de algum tipo de vício.
Em Novembro, chega a vez da Inteligência Artificial. A par do problema da migração ou dos recursos ambientais, o Papa parece estar preocupado também com a evolução deste tipo de tecnologia e com o avanço da robótica.
A intenção de oração chega acompanhada por uma mensagem mais longa, em que o Papa Francisco explica que não haverá progresso se as novas tecnologias aumentarem a desigualdade. «Futuros avanços devem ser orientados em direcção ao respeito da dignidade de cada pessoa», afirma ainda o Papa, citado pelo The Verge.