
Pantagruel: Do clássico ao criativo: reinventar as receitas de Natal
Já é longa a tradição da Pantagruel no mercado português e, com a aproximação da época natalícia, a marca, líder no segmento de chocolates de culinária, procura reforçar a sua ligação aos portugueses, reconhecendo o papel central do chocolate na confecção de sobremesas, bolos e bebidas quentes. «Sabemos que para os consumidores portugueses uma sobremesa sem Pantagruel não é a mesma coisa», afirma Francisco Pinho da Costa, Marketing manager da Imperial, em entrevista à Marketeer.
Para esta quadra, foi lançada uma campanha que visa transformar sobremesas típicas em criações extraordinárias. Esta acção inclui plataformas exteriores e uma estratégia digital robusta, com presença em canais como YouTube e Instagram e parcerias com influenciadores da área de culinária e lifestyle. De acordo com Francisco Pinho da Costa, a Pantagruel distingue-se pela qualidade dos seus produtos e pela consistência em garantir resultados excepcionais na confecção de sobremesas. Estes atributos tornaram a marca uma escolha de eleição nas cozinhas portuguesas, especialmente para quem valoriza a excelência no chocolate de culinária.
«A Pantagruel tem conseguido manter a sua relevância e posição de confiança nas cozinhas portuguesas, graças à sua aposta constante na qualidade e na adaptação do seu portefólo às necessidades dos consumidores portugueses», explica o Marketing manager.
«O consumidor continua fiel aos icónicos Pantagruel Clássico e Chocolate em Pó, mas valoriza a existência de outras opções de elevada qualidade.» Entre essas opções, Francisco Pinho da Costa destaca o Pantagruel Branco, para quem procura uma experiência mais indulgente, o Pantagruel 70% cacau, que atende a preferências por chocolates com maior intensidade, e o Pantagruel Avelã, para quem procura novos sabores na culinária. Esta diversificação da gama demonstra o compromisso da marca em responder às novas exigências sem perder de vista a sua essência.
Nesta campanha festiva, a marca propõe não só ideias inovadoras, desenvolvidas em parceria com influenciadores, mas também incentiva os consumidores a reinventar clássicos, como a mousse de chocolate e a tradicional torta de Natal.
«Todos os produtos Pantagruel são especiais e permitem criar sobremesas extraordinárias para surpreender família e amigos, seja qual for a altura do ano», afirma o responsável. Para facilitar essa criatividade, a Pantagruel disponibiliza uma ampla selecção de receitas no Instagram (@chocolatespantagruel) e no site oficial da marca (pantagruel.pt), encorajando os consumidores a explorarem novas possibilidades na cozinha. Neste âmbito, a marca tem parcerias com influenciadores como Filipa Gomes, “A Pitada do Pai” e Tiago Hyzer. Estas parcerias têm como objectivo dar um twist a receitas emblemáticas como mousse de chocolate com creme de avelãs, brownie tiramisu e Christmas choco bar, entre outros exemplos.
Francisco Pinho da Costa recorda que a pandemia trouxe um aumento significativo do interesse pela culinária em casa, levando muitos portugueses a descobrir e desenvolver talentos na confecção de sobremesas. Esta mudança nos hábitos dos consumidores tem sido uma oportunidade para a Pantagruel reforçar a ligação com o público, ajustando a sua comunicação para acompanhar esta tendência crescente.
Para responder a esta evolução, a marca mantém a elevada qualidade dos seus produtos, e investe no lançamento de novas opções, assim como numa presença activa nas redes sociais. «Queremos estar presentes no dia-a-dia dos nossos consumidores, inspirando-os a partilhar as suas receitas com quem mais gostam. Com Pantagruel, podemos pegar numa receita comum e torná-la extraordinária e inesquecível», acrescenta.
A confiança e a inovação que a marca imprime nas suas sugestões reflectem-se também na sua mais recente campanha de Natal, que pretende inspirar os consumidores a criar sobremesas que combinem criatividade com o valor emocional da culinária. «Sabemos que a culinária tem este cunho emocional que queremos potenciar junto dos nossos consumidores, contribuindo para a construção de memórias, especialmente nesta quadra tão especial», conclui.
Este artigo faz parte do Caderno Especial “Natal”, publicado na edição de Dezembro (n.º 341) da Marketeer.