Pandemia não trava publicidade: crescimento é o mais forte dos últimos 40 anos

O relatório “Where is the money going”, integrado no The Marketer’s Toolkit 2022 do WARC, mostra que a pandemia acabou por não ser um grande obstáculo para a publicidade: o mercado publicitário global registou, no último ano, o crescimento mais forte dos últimos 40 anos – ou seja, desde que o WARC começou a recolher dados e a monitorizar a evolução do investimento.

De acordo com o relatório, este mercado cresceu 23,8%, alcançando os 771 mil milhões de dólares a nível mundial. A análise tem por base uma combinação de previsões da indústria com dados obtidos através de um inquérito realizado junto de 1.350 profissionais de Marketing de diferentes países.

O objectivo é perceber como têm oscilado os orçamentos e antecipar os investimentos para os próximos anos. Segundo o WARC, os gastos mundiais deverão ultrapassar um milhão de milhão de dólares já em 2025, com apenas três empresas a responder por mais de metade deste total. Alphabet (que detém a Google), Meta (dona do Facebook e do Instagram) e Amazon serão os grandes anunciantes.

A mesma análise indica ainda que as marcas pretendem aumentar os gastos em publicidade de performance, ou seja, campanhas e projectos cujos resultados possam ser medidos. De fora, ficam todas as iniciativas mais subjectivas, o que poderá abalar a construção de valor das insígnias.

Além da publicidade de performance também se destaca o investimento em retail media, ou seja, comunicação em pontos de venda ou em sites de retalhistas, por exemplo. O WARC prevê que os gastos neste canal dupliquem entre 2020 e 2023, chegando aos 137 mil milhões de dólares.

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