Pandemia muda semana dos portugueses: sexta-feira passou a ser o dia de mais compras
Com a proibição de circulação na via pública depois das 13h ao fim-de-semana em dezenas de concelhos, Portugal viu mudar o comportamento de quem vai às compras. Segundo um relatório entregue pelo Governo no Parlamento, e reportado pela TSF, “até às vésperas do Natal estima-se que os dias 11 e 18 de Dezembro [sextas-feiras] tenham sido os momentos em que a procura foi mais intensa”.
O mesmo relatório, que se apresenta como uma espécie de diagnóstico do impacto das medidas tomadas no âmbito da pandemia de COVID-19, entre os dias 9 e 23 do passado mês de Dezembro, revela ainda que o domingo continuou a ser o dia de menor intensidade da actividade económica. A sexta-feira, por seu turno, passou a ser o dia de eleição para ir às compras.
À medida que o tempo foi avançando e que o Natal se aproximava, o Governo aponta para uma procura crescente “naquele que foi o período com o maior volume de compras desde a identificação do primeiro caso de infecção em Portugal”. Ao contrário do registado no início do período em análise, nestes dias mais próximos da quadra natalícia, a actividade económica cresceu também ao sábado e domingo, de modo progressivo.
O Governo estima mesmo que na semana do Natal “tenham sido alcançados os níveis de consumo mais elevados do ano de 2020”.