Pandemia leva CMOs e CIOs a trabalharem mais de perto

Embora o teletrabalho tenha promovido o distanciamento físico, algumas relações parecem ter sido estreitadas: um estudo levado a cabo pela Forrester mostra que a relação entre Chief Marketing Officers (CMOs) e Chief Information Officers (CIOs) tornou-se mais próxima no decorrer da pandemia, uma vez que estas duas figuras se viram obrigadas a trabalhar em conjunto para dar resposta aos novos desafios.

Mesmo agora, com o regresso às lojas físicas, o estudo, reportado pelo The Drum, indica que esta mudança no relacionamento será útil: o comércio híbrido poderá ser a forma perfeita de aprofundar a colaboração entre CMOs e CIOs, com os clientes a optarem, cada vez mais, por diferentes canais de compra. Esta colaboração dependerá de um maior alinhamento entre as equipas dos dois lados da equação.

Também as questões ESG (ambiente, social e governança) oferecem uma oportunidade de cooperação mais próxima, segundo aponta a análise da Forrester. Neste caso, os CMOs poderão encontrar mais oportunidades, já que trabalham de perto com stakeholders externos e conseguem analisar mudanças na sociedade. Além disso, compreendem que o ESG corresponde à próxima onda de transformação de negócio, ao lado da transformação digital.

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