Pandemia impulsiona desporto: número de portugueses sedentários recua

O número de pessoas que pratica exercício físico pelo menos uma vez por semana passou de 23% para 27%, desde que a pandemia de Covid-19 teve início. Um estudo levado a cabo pelo Urban Sports Club, entre os meses de Setembro e Outubro deste ano, mostra como mudaram os hábitos desportivos dos portugueses, com os confinamentos e as restrições a impulsionarem uma vida mais activa.

O mesmo estudo, elaborado com consultoria da OnStrategy, dá conta de uma queda de 29% para 24% entre os que nunca praticam exercício físico, o que significa que o sedentarismo está a decrescer progressivamente.

Por regiões, verifica-se que Lisboa surge em destaque, uma vez que o total de cidadãos a afirmar praticar ou querer praticar exercício uma vez por semana passa de 28% para 32%. O Porto aparece logo depois (de 31% para 33%), seguido por Braga (de 25% para 29%) e por Setúbal de 22% para 27%).

A tendência de crescimento é visível tanto junto de mulheres como de homens, de todas as faixas etárias, embora com maior incidência no grupo dos 25 aos 50 anos. No geral, o estudo mostra que a procura por desporto responde, acima de tudo, a uma necessidade de bem-estar físico e mental, libertação de stress e controlo de peso.

O Urban Sports Club procurou perceber também de que forma os empregadores e empregados entendem o incentivo à prática de exercício como um benefício e se essa percepção sofreu alterações com a crise sanitária. A grande conclusão é de que as empresas portuguesas consideram que fazem mais do que aquilo que os seus colaboradores pensam.

Segundo o estudo, 66% das empresas não apoia a prática de desporto junto dos seus colaboradores. Quando o faz, é principalmente fora do local de trabalho ou através de horários flexíveis. Somente 10% paga a totalidade do custo associado ao exercício físico.

«Sabemos que colaboradores saudáveis e activos são mais felizes, motivados e produtivos, o que acaba por promover um maior desenvolvimento e sucesso das empresas. Realizámos este estudo em Portugal para entender a perspectiva das empresas e dos colaboradores sobre o tema e incentivar este tipo de benefícios, que são também uma forma de atrair e reter talento, além de gerar um ambiente mais saudável e satisfatório para todos», comenta Ana Morais Marketing manager do Urban Sports Club em Portugal.

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