Pandemia domina Priberam: 529 novas palavras e aumento nas pesquisas por “postigo”

“Postigo” foi a palavra mais pesquisada no dicionário online Priberam durante os primeiros três meses deste ano. De acordo com comunicado reportado pela agência Lusa, as pesquisas por este termo aumentaram na ordem dos 30%.

“Desde o início deste ano, já foram feitas mais de 78 milhões de pesquisas no Dicionário Priberam, o que representa um crescimento de cerca de 30% relativamente ao mesmo período de 2020”, aponta a Priberam, adiantando ainda que a sua plataforma foi consultada por mais de 14 milhões de utilizadores.

O interesse dos internautas pelo postigo está relacionado com as restrições impostas pelo Governo português no âmbito do combate à pandemia. Desde o início do ano, as regras relativamente à venda (ou não) de artigos ao postigo dos estabelecimentos têm sido alteradas consoante a evolução dos níveis de contágio.

Mas este não é o único resultado influenciado pelo novo coronavírus. No ano passado, o Dicionário Priberam da Língua Portuguesa juntou 592 palavras novas, muitas delas associadas à Covid-19 ou à área da medicina em geral: aeromédico, antiescaras, aquarentenar, autoteste, borderline, imunotolerante, oncogenicidade, porta-máscara, salva-orelhas, uranálise ou virtópsia são alguns exemplos.

Noutras áreas, também foram acrescentadas palavras como antifraude, braquiação, coluvial, encorricado, gamer, heterocaracterização, indo-pacífico, luso-senegalês, narcossubmarino, párodo ou xamânico.

pub


Artigos relacionados
Comentários
A carregar...