Pandemia desafia marcas a criarem novos modelos de negócio

Devido à pandemia de Covid-19, o principal desafio enfrentado pelos profissionais do Marketing e organizações reside na criação de novos modelos de negócio.

A afirmação resulta do estudo “Desafios do Chief Marketing Officer”, da LLYC, destinado a responsáveis de Marketing em vários países. De acordo com os CMO que responderam ao inquérito, 47% afirma que as mudanças no mercado desencadeadas pela pandemia e o surgimento de novos modelos de negócio representam o factor externo mais crítico para as marcas. As mudanças nos valores do consumidor são o segundo factor mais apontado, com 39%. Num segundo nível de importância estão o surgimento de novas tecnologias (32%), a possibilidade de novas crises sanitárias (32%) e a regulamentação legislativa global (26%).

No que toca à relação com os actuais clientes, os inquiridos afirmam que melhorar a eficiência e o impacto do actual modelo de negócio (referido por 91% dos inquiridos) e adaptar os seus produtos e serviços existentes (88%) é a chave para lidar com as mudanças extraordinárias do actual contexto. Quanto à captação de novos clientes, 69% dos responsáveis afirma tratar-se de uma prioridade.

O estudo aponta ainda que o fortalecimento do atendimento ao cliente e a aposta em certificações de segurança e qualidade são as acções de maior prioridade para 79% dos inquiridos. A pandemia também redobrou o compromisso para com a sociedade: os desafios e acções associados à segurança e convivência pessoal são os prioritários e a escolha de mais de 75% inquiridos.

A maioria dos entrevistados afirma ter enveredado pela publicidade digital, área que cresceu 66% com ofertas e promoções nos canais próprios das marcas ou de terceiros. As restantes acções publicitárias foram suspensas ou contidas. Segundo o estudo, as acções de comunicação e marketing mais dispendiosas (nos meios tradicionais) registaram uma queda de 64%, enquanto as de branded content diminuíram cerca de 60%.

Por último, o estudo apura que a promoção da colaboração entre áreas e departamentos torna-se o principal desafio organizacional, sendo esta uma prioridade para manter ou aumentar, de acordo com 98% dos inquiridos. A necessidade de analisar cenários orientados para o futuro é o desafio que mais cresceu nas organizações (76%).

«Com este estudo, pretendemos divulgar a nova realidade que os profissionais de marketing e organizações enfrentam. Uma realidade que multiplica a relevância da área que representam, tornando-se, em muitas ocasiões, a primeira linha de contacto com os clientes que procuram informações, segurança e confiança como nunca tinham feito antes», afirma Marlene Gaspar, directora da área de Engagement e Digital da LLYC em Portugal.

Este estudo contou com a participação de cerca de 100 responsáveis de marketing de empresas líderes em vários setores de actividade na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Espanha, México, Portugal, Panamá, Peru e República Dominicana. Em Portugal, participaram marcas como JLL, Delta Cafés, Pescanova, St. Julian’s – International School, L’Oreal Professionnel, SIBS, Prio, Unilever, Porto Business School, Sonae Sierra, Minor Hotels e BMCar.

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