Polícia confisca milhões de produtos falsificados a plataforma chinesa
Talvez ainda não tenha ouvido falar da Pandabuy, mas actua como intermediário entre vendedores e comprados e foi alvo de buscas pela polícia chinesa e britânica, que encontrou milhões de produtos falsificados.
Da investigação resultaram 30 detidos e inúmeros artigos apreendidos nos armazéns da plataforma em Hangzhou, na China. Tudo se deveu a diversas denúncias por parte de 16 marcas, que davam conta da violação de direitos de autor. Entre o material recolhido estão milhares de ténis desportivos falsas, avança o The Guardian.
O caso começou a ser investigado em Novembro de 2023, reunindo a colaboração de polícia londrina e empresas dedicadas à protecção da propriedade intelectual. Seis meses depois, o esquema foi descoberto: estendia-se a um total de cinco cidades chinesas, envolvia mais de 2.200 pessoas e armazéns com áreas equivalentes a 20 estádios de futebol.
O site da Pandabuy está por actualizar desde 1 de Abril e o e-mail enviado automaticamente aos compradores diz: “Recentemente, a nossa empresa deparou-se com problemas legais relacionados com os nossos serviços. Estamos a colaborar plenamente com as autoridades para garantir que todas as nossas actividades estão de acordo com as regulamentações legais. No entretanto, a nossa equipa e as autoridades estão a fazer todos os possíveis para proteger os seus direitos a garantir a protecção de dados.”