Palma de Ouro é o único troféu de cinema feito com ouro ético
É já na próxima semana, a 6 de Julho, que arranca mais uma edição do Festival de Cinema de Cannes, um dos mais importantes a nível mundial. Aos grandes vencedores deste evento é entregue o Palma de Ouro, troféu que representa o reconhecimento dos trabalhos premiados pelo júri e que se apresenta como o primeiro (e único) da história do cinema a ser feito com ouro ético.
Da responsabilidade da Chopard há mais de 20 anos, o Palma de Ouro foi redesenhado em 1998 por Caroline Scheufele, co-presidente e directora criativa da marca. Mais tarde, em 2014, em linha com a estratégia de sustentabilidade da Chopard, passou a ser feito a partir de ouro que respeita o ambiente.
O que é que isto significa? O ouro amarelo utilizado no galardão conta com certificação Fairmined, que garante o cumprimento de critérios de responsabilidade social e ambiental na sua produção. Segundo a Chopard, trata-se de uma “verdadeira joia esculpida à mão, composta por 19 folhas de ouro amarelo repousadas sobre uma almofada de cristal de rocha”.
“Parasitas”, do realizador Bong Joon Ho, foi o último filme a receber o Palma de Ouro, tendo depois conquistado vários outros prémios – incluindo o Óscar de Melhor Filme, em 2020.