Paisagens madeirenses chegam à Polónia em outdoors que filtram o ar
A paisagem da Madeira chegou a Varsóvia, na Polónia, na forma de murais gigantes que, além de promoverem a região portuguesa como um destino turístico, contribuem para melhorar a qualidade do ar das ruas onde estão instalados.
Estes outdoors de grande formato (300 metros quadrados) foram pintados com a tinta ecológica KNOxOUT, permitindo que, diariamente, cada metro quadrado filtre três mil metros cúbicos de ar.
De acordo com as entidades envolvidas – Associação de Promoção da Madeira e o operador turístico polaco Itaka –, os painéis pintados podem consumir óxido nítrico com a mesma eficácia que 300 árvores. Os murais estarão activos durante dois meses, durante os quais se prevê que filtrem 54 milhões de metros cúbicos de ar.
«Há muito que a sustentabilidade do destino é uma preocupação e estamos empenhados na certificação enquanto destino turístico sustentável. Daí a preocupação na adopção de boas práticas e iniciativas na gestão sustentável do destino pelos vários agentes turísticos, envolvendo-os em todo o processo, para que possamos convergir para o posicionamento da Madeira como um destino de referência ao nível da sustentabilidade ambiental», comenta, em comunicado, Eduardo Jesus, secretário regional de Turismo e Cultura e presidente da Associação de Promoção da Madeira.
Recorde-se que, recentemente, o centro comercial Espaço Guimarães levou a cabo uma iniciativa semelhante na cidade que lhe dá o nome. A tela publicitária ficará afixada durante um ano numa das principais ruas do município, sendo espectável que absorva tantos gases poluentes como 103 árvores.